quarta-feira, 13 de agosto de 2014

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL




O objetivo geral do evento é de promover o intercâmbio e disseminação de conhecimento entre professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e agricultores familiares associados aos empreendimentos econômicos solidários rurais, a fim de potencializar a produção e a difusão de conhecimentos sobre desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo, economia solidária e agroecologia. 


Maiores informações no site do evento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ração feita com carcaça de peixe é discutida em Bragança

Fonte: http://www.portal.ufpa.br

Realizada pelos estudantes de Engenharia de Pesca da UFPA no Campus de Bragança, a engorda de peixes criados em cativeiro no Pará poderá ganhar um incentivo por meio das pesquisas para produção de ração utilizando carcaça de peixes. O assunto foi tema de uma reunião no auditório da Universidade. O encontro contou com a presença do pesquisador Marcos Brabo, da UFPA de Bragança, um dos maiores especialistas da área de Engenharia de Pesca do Estado.
O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura e contou com a presença de representantes da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), além de prefeitos da região, piscicultores, alunos do curso de Engenharia de Pesca e pesquisadores da UFPA.
Tecnologias - A SEPAq busca saber quais os resultados obtidos no Laboratório de Engenharia de Pesca do Campus de Bragança sobre a produção da ração feita com carcaça de peixe. A ideia é criar tecnologias para essa produção em grande escala, a qual possa ser implantada nos principais polos de produção de pescado do Pará.
Meio ambiente - Quem compra o peixe no supermercado ou na feira já o recebe limpo. Mas, para que isso ocorra, muita coisa foi para o lixo. Algumas vezes, essas carcaças são jogadas em alto-mar ou nos rios do Estado. Isso gera resultados negativos para o meio ambiente. Com o reaproveitamento das carcaças, esse cenário muda. Além de ser uma atividade lucrativa, a ração poderá ser usada para engorda de peixes criados em cativeiro.
Acreditamos que essa iniciativa poderá reduzir os custos para os piscicultores, pois, hoje, uma das principais reclamações deles é o preço da ração', explica Helder Aranha, diretor de Ordenamento e Logística da SEPAq. Um novo encontro sobre a temática, programado para ocorrer em Belém, dará continuidade às discussões, em data ainda a ser definida.
Texto e fotos: Divulgação