segunda-feira, 30 de março de 2015

Curso gratuito de "Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Constituição Federal de 1988" ofertado pelo INBS


Site oficial: http://www.inbs.com.br/
O Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS) é uma entidade voltada ao desenvolvimento de soluções em sustentabilidade. Sua atuação se estende ao longo de todo o território brasileiro.
Visando seu compromisso com o desenvolvimento social, o INBS relançou seu conhecido curso online (EAD) gratuito sobre “Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Constituição Federal de 1988”. Trata-se de um curso totalmente online, onde o estudante terá acesso completo e gratuito ao conteúdo de forma integral, podendo, ao fim, após aprovação em avaliação final, ter acesso a sua certificação digital. O curso é aberto a qualquer pessoa. Ao todo, são seis grandes módulos que o compõe, sendo eles:
1- Apresentação; 2- Capitalismo e desenvolvimento econômico; 3- Cenário e economia após 1945; 4- A realidade ambiental atual; 5- Desenvolvimento sustentável; 6- Meio ambiente na Constituição Federal.
O curso é indicado a engenheiros, arquitetos, estudantes das áreas e profissionais correlatos.
Para se inscrever no curso, basta cadastrar-se no ambiente virtual de ensino do INBS, preenchendo os dados solicitados. Será enviada uma mensagem de confirmação para o e-mail informado. Após acessar tal mensagem, o cadastro estará confirmado. Basta então acessar o ambiente virtual de ensino, clicar em cursos gratuitos, escolher o curso e, em seguida, clicar em inscrever-se.

 Link para inscrição: http://cm.pn/y87

Está aberto o período para solicitação de carteirinha estudantil 2015 Campus de Bragança/UFPA



Procure os membros do CAEP-UFPA para efetuar seu pedido. Estamos localizados na sala 03 do bloco 03 (Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus de Bragança). 

Caso queira leva seu formulário preenchido, basta clica aqui para o download do formulário.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: caep-ufpa@hotmail.com.

Defeso da Tainha na Região Sudeste e Sul do Brasil


Dia 15 de março iniciou-se o Defeso da Tainha (Mugil liza e Mugil platanus), que se estenderá até dia 15 de maio no litoral. Já nas desembocaduras estuarino-lagunares da Região Sudeste e Sul do Brasil, o Defeso da Tainha permanecerá em vigor até 15 de agosto, quando volta a ser permitida a pesca desta espécie.

Este período garante a proteção da época mais vulnerável do ciclo de vida da tainha, a recuperação dos estoques, a manutenção da atividade, a redução dos conflitos e a preservação da espécie!

XXVII - Semana Nacional de Oceanografia em Belém-PA


Site Oficial do evento: http://sno2015.com/

A XXVII SNO apresenta como tema “Interações de Norte a Sul: a Amazônia como um cenário oceanográfico”. A Amazônia apresenta a mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre, despertando a curiosidade de pesquisadores ao redor do país. Inserir a Amazônia como um cenário oceanográfico é um mecanismo de intercâmbio de informações e conhecimento através da divulgação do desenvolvimento científico e tecnológico em expansão da região e o conhecimento tradicional local, buscando uma conexão entre eles. Promovendo um debate acerca dos progressos e desafios da oceanografia na Amazônia, a fim de consolidar a Região Amazônica como uma referência de conhecimento e atuação nas áreas da Oceanografia.

Obs.: O Local do evento será na Universidade Federal do Pará - UFPA em Belém.


sábado, 28 de março de 2015

Treinamento do Portal de Periódicos Capes - Universidade Federal do Pará – UFPA

Para os estudantes de graduação e de pós-graduação que se enrolam com as ferramentas do Portal de Periódicos da Capes, está ai uma ótima oportunidade.
Já está no site do Portal de Periódicos da Capes a informação sobre o Treinamento do Portal de Periódicos Capes - Universidade Federal do Pará – UFPA, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio de 2015. Os interessados devem fazer suas inscrições diretamente no site do Portal, no menu "Meu Espaço" "Treinamento". Pois isso garantirá a emissão do certificado.
Para mais informações, acesse aqui.

Seminários Internos do CAEP-UFPA



Os Seminários internos do CAEP-UFPA é umas das atividades desenvolvidas no grupo, têm como objetivo o treinamento dos membros do grupo em relação a apresentação de trabalhos, onde são analisadas a postura, o vocabulário utilizado, vestimenta, clareza e segurança nas informações repassadas, estrutura do layout da apresentação, normas de texto etc. com isso, pretendemos fazer com que os discentes membros do Centro Acadêmico melhorem suas apresentações em sala de aula, como também um preparo a mais para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Este ano o CAEP-UFPA veio com uma novidade, a apresentação de Seminários Internos do  está aberta para participações de qualquer estudante do curso. "Os discentes do curso já estão nos procurando para participar das atividades do CAEP-UFPA, tanto apresentação de seminários como de outras atividades" disse a coordenadora geral do CAEP-UFPA Jéssica Souza. 

Na próxima quarta-feira (01-04) haverá outras apresentações de seminários, com a participação de estudantes do curso que não compõem a executiva do CAEP-UFPA, isso mostra que as ações do Centro Acadêmico estão atraindo os estudantes do curso.

Veja a Seguir fotos das apresentações, com participação de estudantes do curso.










Veja todas as fotos acessando o link AQUI.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Minicurso do CAEP - Noções de construção de embarcações da pesca



Olá discentes do curso de Engenharia de Pesca e demais estudantes interessados, é com satisfação que anunciamos a oferta de nosso primeiro minicurso. 

A organização de minicursos é uma das atividades do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP/UFPA, sendo o minicurso "Noções de construção de embarcações da pesca" o primeiro de muitos que estaremos organizando ao decorrer desse ano.

As inscrições para o minicurso já estão abertas, procure o CAEP-UFPA (sala 3, bloco 3) e garanta já a sua vaga. Estaremos publicando mais informações sobre o minicurso, como cronograma, locais de visitas técnicas, material etc.

domingo, 22 de março de 2015

Horário de Atendimento do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP/UFPA


Atividades do CAEP-UFPA: Seminários Internos do CAEP


Olá acadêmicos do Campus de Bragança/UFPA e demais interessados, como de praxe, tornamos público as atividades desenvolvidas no Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP/UFPA. 

A apresentação de Seminários dentro do Centro Acadêmico é uma de nossas atividades, no qual o objetivo principal é o treinamento da oralidade e postura durante uma apresentação, palestra ou durante uma aula, como também a elaboração de um layout coerente de apresentação do assunto e a capacidade de síntese das informações, seja de artigos, livros, jornais, etc. 

Aos interessados em participar de atividades do CAEP-UFPA, procure os membros do centro ou entre em contato conosco.

9ª edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) ocorrerá pela primeira vez em Belém, Pará



Site Oficial do Evento: http://www.cbagroecologia.org.br/

1.    Apresentação

Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar e lógicas familiares de produção, em geral. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da Agricultura Familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.
         
O CBA, nos seus mais de dez anos de existência, já circulou em várias regiões do país, exceto na região Norte e Centro Oeste. Durante o VIII CBA em Porto Alegre-RS em 2013, foi decidido que o IX CBA será realizado na Amazônia em Belém, PA, considerando que a Amazônia contempla a essência da caminhada agroecológica: diversidade ecológica, histórica, cultural, social, econômica e política, levando em consideração o momento relevante para a Agroecologia a nível nacional, regional e global. Apesar do seu caráter de evento nacional, o IX CBA tem possibilidade de abrir espaço a uma dimensão Pan Amazônica, ao ser sediado na Amazônia. O IX CBA se propõe a criar espaços participativos e transdisciplinares de reflexão e construção de avanços teóricos, práticos e políticos no campo da Agroecologia. Em essência, o CBA é catalisador de processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil organizada, academia e poder público, em torno de um tema altamente estratégico, especialmente no território amazônico.
         
As edições anteriores do CBA trouxeram para o debate temas relevantes para o fortalecimento da Agroecologia em todo território nacional. O IX CBA em território amazônico terá como título “DIVERSIDADE E SOBERANIA NA CONSTRUÇÃO DO BEM VIVER”, oportunizará uma maior participação de representantes dos distintos segmentos de interesse dessa região, trazendo perspectivas que expressam a sua realidade múltipla, e assim ampliar a magnitude de troca de experiências e construção de alianças em nível nacional, num momento relevante à Agroecologia brasileira. Momento esse em que a implantação e a consolidação da Política Nacional de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção necessitam de avanços substanciais nas diversas dimensões da Agroecologia em todas as regiões do país.

2. Objetivo

2.1. Objetivo Geral

       O objetivo maior do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (IX CBA) é promover o debate em torno de grandes temas que serão desenvolvidos no âmbito da perspectiva agroecológica, em distintas escalas (Regional, Nacional e Internacional). Temas como: Sustentabilidade socioambiental, agroecologia e produção científica, enfoque amazônico em agroecologia, agroecologia e políticas públicas, segurança e soberania alimentar, bem viver, agroecologia e educação, agroecologia e gênero, serão tratados por meio de um conjunto de abordagens metodológicas com base na ação dialógica e na construção do conhecimento. As questões produtivas, sociais e ambientais estarão no foco central dos debates a serem promovidos ao longo do evento.

2.1. Objetivos Específicos

- Promover uma reflexão acadêmica em torno dos temas estratégicos na construção do conhecimento agroecológico em território amazônico, em todas as dimensões envolvidas (econômicas, sociais e ambientais);

- Promover o diálogo de diferentes saberes acadêmicos e práticos será motivado e animado, através de intercâmbios científicos e de experiências sócio produtivas, no âmbito Panamazônico e nacional, fortalecendo redes agroecológicas com o restante do país.
- Promover intercâmbio de cientistas, agricultores e gestores públicos para uma ampla reflexão sobre as atuais Políticas Públicas e seus impactos no desenvolvimento e na sustentabilidade amazônica e Nacional;


- Apoiar e promover a visibilidade dos aspectos sociais e ambientais relacionados as lógicas familiares de produção, na Amazônia, em especial as que prezam aspectos como: transparência; Confiança; Harmonia; Respeito ao ser humano; Gestão coletiva; Formação profissional e humana de caráter local.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Genética na Piscicultura - Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA



Título: Genética na Piscicultura - Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA.

Referência: Cartilha de Genética na Piscicultura : Importância da variabilidade genética, marcação e coleta para análise de DNA. Brasília, DF : Embrapa, 2012.
32 p.

Apresentação

Entre os setores centrais da pecuária, a piscicultura é a que mais necessita de desenvolvimento em nosso País. Enquanto as cadeias produtivas de aves, suínos e bovinos encontram-se consolidadas e com amplo domínio tecnológico em áreas essenciais e até em conhecimentos de ponta, as principais espécies de peixes nativos ainda têm de ser domesticadas. Trata-se de um paradoxo. A produção brasileira de peixes não corresponde ao potencial hídrico do País com seu gigantesco litoral e bacias que compõem o maior volume fluvial do planeta. Tampouco a indústria nacional de pescado faz jus à imensa diversidade de espécies aquáticas nativas brasileiras.

Esta publicação é um passo valioso para melhorar os sistemas de produção da aquicultura brasileira. A genética é ferramenta chave da produção animal moderna. Dependeremos dela para conhecer a diversidade de nossos peixes, para melhorar nossos plantéis, aperfeiçoar o manejo e colocar produção aquícola brasileira em pé de igualdade com as mais avançadas do mundo e, quem sabe um dia, ultrapassá-las.

Aproveite bem este material, pois ele vale ouro, para você e para o Brasil.

Download do arquivo >>> PDF .

Adquira outros livros na nossa sessão - Projeto Pescando Materiais.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Norma técnica para a criação de tilápias

Tilápia é o peixe mais cultivado no Brasil (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)



A tilápia é o peixe mais cultivado no Brasil. Representa 47% da produção nacional de pescados. Mas a qualidade do produto final varia muito conforme o local em decorrência da falta de padronização no manejo. Esta história começou a mudar em 2011, quando o Sebrae, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) uniram forças para elaborar a normatização da atividade.  “Nosso objetivo é estimular o crescimento sustentável dos pequenos negócios rurais em piscicultura mostrando práticas de segurança alimentar, de proteção ambiental, bem como referentes à qualidade, à produtividade e competitividade”, diz Newman Costa, Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do Sebrae.
Há três anos, foram feitas visitas a polos produtores de vários dez Estados com o intuito de identificar os principais entraves. Emerson Esteves, produtor de Tilápias em Santa Fé do Sul (SP), foi um dos piscicultores visitados. Na região, os principais problemas estão relacionados à falta de padronização dos alevinos e principalmente da ração, que representa de 70 a 80% dos custos da produção. O fato de não chegar devidamente balanceada prejudica a conversão alimentar. Por isso, o normativo técnico prevê análises nas formulações da ração para aumentar a produtividade.
Representantes do setor ajudaram na elaboração da proposta por meio de reuniões presenciais, web conferências, e-mails e consultas públicas. O objetivo é ajudar os produtores  na superação também de outras dificuldades: licenciamento, controle e monitoramento ambiental, práticas higiênico-sanitárias e de manejo, qualidade final do produto, bem- estar animal, rastreabilidade, qualidade da água e critérios de sustentabilidade.
A proposta do Sebrae e parceiros  está em consulta pública até 23 de março. Os interessados em conhecê-la e aprimorá-la basta acessar o link. Após este prazo, todas as contribuições serão analisadas e, se necessário, o documento será colocado novamente em consulta pública. Caso contrário, a norma segue para a revisão e depois publicação.  A adesão é voluntária. “O interessado em seguir terá acesso ao know-how e toda tecnologia testada e aprovada para reduzir as perdas, melhorar a qualidade do produto e preservar o meio ambiente”, informa Newman.


Reunião com o comitê de ética em pesquisa com animais de experimentação CEPAE-UFPA



O comitê de ética em pesquisa com animais de experimentação CEPAE - convida a todos os pesquisadores que trabalham com experimentação animal para a reunião sobre esclarecimento sobre o papel e atuação do CEPAE-UFPA e sobre a diretriz brasileira para cuidado e utilização de animais para fins científicos e didáticos –DBCA. Em adição serão abordadas etapas de submissão e avaliação de projetos de pesquisa. 

Local: Auditório Arlindo Pinto de Souza, no prédio de ensino Manuel Ayres, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA.

Data: 20/03/2015

Horário: 14h.

A propagação artificial de peixes de águas tropicais: manual de extensão




Título: A propagação artificial de peixes de águas tropicais: manual de extensão.

Referência: Woynarovich, E. A propagação artificial de peixes de águas tropicais: manual de extensão. Tradução de Vera Lucia Mixtro Chama. Brasília: FAO/CODEVASF/CNPq, 1983. 225 p.

RESUMO

Este manual trata da propagação artificial dos peixes de águas tropicais. Destinado, principalmente, para técnicos de extensão e instituições de treinamento em aquicultura, ele é ricamente ilustrado. Delineia os aspectos biológicos básicos da reprodução de peixes e apresenta as diversas técnicas que estão sendo empregadas para a colheita de ovos fertilizados, a fertilização artificial de ovos e o subsequente cultivo de larvas e alevinos. Estão incluídas, também, as técnicas de incubação e de cultivo de larvas, bem como os equipamentos e instrumentos necessários para criar um centro de tamanho médio para a produção e distribuição de alevinos de peixes. Discutimos ainda os diferentes métodos para o transporte de larvas, pós-larvas e alevinos. Abordamos os métodos para colheita e preservação de glândulas pituitárias ou hipófise de peixes e a dosagem de extratos pituitários usada para induzir a desova em vários peixes de águas tropicais. Finalmente, apresentamos as técnicas de propagação artificial para alguns peixes de águas tropicais comercialmente importantes.


Download do arquivo >>> PDF .


Adquira outros livros na nossa sessão - Projeto Pescando Materiais.

sábado, 14 de março de 2015

Lançamento do livro "Análise Integrada das paisagens de bacias hidrográficas na Amazônia Oriental" no Campus de Bragança/UFPA

Na noite de quinta-feira (12/03) no Campus Universitário de Bragança/UFPA foi lançado o livro "Análise Integrada das paisagens de bacias hidrográficas na Amazônia Oriental" no Auditório do Campus Maria Lúcia Medeiros, Bloco de Ciências Naturais. O lançamento contou com a presença de uma das autoras do livro, a Profª Drª Adryane Gorayebe, que na oportunidade se encontrava no Campus de Bragança ministrando a disciplina de Geoprocessamento para discentes do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental.
O Evento contou com a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação, a autora Adryane Gorayebe fez um breve relato sobre suas experiências durante os trabalhos de campo no rio Caeté, além de um resumo do que se trata o livro. O evento de lançamento do livro foi finalizado com um coquetel e sessão de autógrafos.

Acompanhe as fotos no link: Picasa.com

Profª Drª Adryane Gorayebe relatando suas experiências durante as coletas para a pesquisa.



Coquetel de encerramento do evento.

A autora Adryane Gorayebe autografando livros.




terça-feira, 10 de março de 2015

Planejamento Anual 2015 - CAEP/UFPA



Para maior transparências de nossas atividades, amanhã (11/03) às 20h na Sala do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca, a Comissão Executiva do CAEP estará se reunindo para tratar sobre o Planejamento das atividades que ocorrerão durante o ano de 2015.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Sucesso na recepção dos novos estudantes do Curso de Engenharia de Pesca - TURMA 2015

A programação da Semana do Calouro 2015 do curso de Engenharia de Pesca foi um sucesso, apesar do baixo número de calouros participantes, a programação prevista foi realizada na integra. Contaremos tudo que ocorreu durante essa Semana, acompanhe abaixo.



Segunda-feira (02/03/15)

Link das fotos do dia - Picasa.com.br

No primeiro dia da Programação da Semana do Calouro, os novos estudantes do Campus de Bragança/UFPA foram recepcionados pela Coordenação do Campus, a programação contou com várias palestras durante o dia. 

Primeiramente os calouros receberam boas vindas dos diretores das unidades acadêmicas, o Profº Dr. Sebastião Rodrigues - Coordenador do Campus de Bragança/UFPA e da Profª Drª.  Simoni Santos - Vice-Diretora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Após as boas vindas,  ocorreu a Aula Magna com o tema "Recursos Naturais: Ciências, Direito e Realidade".

A primeira palestra foi sobre a "Estrutura Administrativa do Campus de Bragança" tendo como palestrante o Servidor Administrativo Maurício Dourado da Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação – CPGA. A palestra a seguir foi sobre o vídeo a respeito das Mudanças Climáticas, contanto com a palestrante Profª Drª Janice Muriel Cunha - Vice Coordenadora do Campus de Bragança e Coordenadora Acadêmica. 

Pela parte da tarde, houve outras palestras e um espaço de debate destinada aos Centro Acadêmicos do Campus de Bragança/UFPA.

A primeira palestra da parte da tarde foi sobre a historia do município, com o tema "Bragança: historia para além de 400 anos" na fala do Profº M.Sc. Dário Benedito Rodrigues (Faculdade de História). 

Após a palestra, houve a mesa de Apresentação dos Centros Acadêmicos existentes no Campus de Bragança. Dentre os representantes discentes, o Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca o discente Marcos Ramos estava presente na mesa, apresentando e representando o CAEP, além de fazer um breve histórico sobre a fundação do Centro e as atividades realizadas desde então. 



Marcos Ramos - Vice-Presidente do CAEP/UFPA. 




Para finalizar a Programação da Semana do Calouro 2015 organizada pelo Campus de Braganga/UFPA houve a palestra de Orientação sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas  - SIGAA pelo Servidor Administrativo Rubenilson Procópio (Secretário da Faculdade de Educação).



Terça-feira (03/03/15)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na terça-feira (03-03) teve inicio a Programação Específica da Semana do Calouro 2015 do curso de Engenharia de Pesca. As 8h os calouros foram recepcionados por membros do CAEP-UFPA e grupo PET-PESCA, ocorrendo varias palestras pela manhã.



Profª Drª Zélia Nunes - Vice-Diretora do Curso de Engenharia de Pesca/UFPA.




A Vice-Diretora da Faculdade de Engenharia de Pesca apresentou o corpo docente da FEPESCA (Faculdade de Engenharia de Pesca), além de fazer um breve histórico da Engenharia de Pesca Nacional e da fundação do Curso em Bragança-PA.

As 09h ocorreu a Palestra de apresentação do grupo PET-PESCA, a palestrante foi a discente Suélly Cristina Pereira Fernandes - bolsista PET-PESCA.


Discente Suélly Fernandes, Bolsista PET-PESCA/UFPA.

A segunda palestra foi sobre o CAEP/UFPA, tendo como tema "Conhecendo a Entidade Estudantil - CAEP-UFPA", sendo a Presidenta do Centro Acadêmico - Jéssica Cristina Souza Silva a palestrante. A Presidenta do Centro expôs as atividades realizadas pelo CAEP, além do histórico e as conquistas obtidas dentro da Faculdade desde o surgimento do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca.


Representante discente do Curso de Engenharia de Pesca - discente Jéssica Cristina Souza Silva (Presidenta do CAEP-UFPA).

Para finalizar a manhã de palestras, o Engenheiro de Pesca Aderson Victor Santos de Sousa palestrou a respeito do curso de Engenharia de Pesca, com o tema "Engenharia de Pesca - Presente, Passado e Futuro", falando sobre o surgimento do curso, as resoluções que regulamentam a profissão, mercado de trabalho, salário inicial etc.


Engenheiro de Pesca Aderson Victor Santos de Sousa, ex-membro do CAEP-UFPA (2012-2013).

Pela parte da tarde foram programadas três atividades com os Calouros, sendo a primeira uma Oficina de Tecnologia do Pescado, ministrada pela Profª Drª Marileide Alves e demais profissionais ligados ao Laboratório. 





No intervalo da Oficina de Tecnologia do Pescado, foi realizada as Visitas aos Laboratórios do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, para o conhecimento dos estudantes a respeito dos trabalhos desenvolvidos atualmente no Instituto. 







O Dia se encerrou com uma confraternização, contando com um delicioso vatapá e bolo de chocolate, ambos com concentrados proteicos de peixes, resultado da Oficina de Tecnologia do Pescado.



Mais fotos sobre o dia 03 de março de 2015 pela tarde: Picasa.com

Quarta-feira (04/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na quarta-feira foram planejadas visitas técnicas para empreendimentos aquícolas, tais como criação de peixes (piscicultura) em São João de Pirabas - PA e cultivo de ostras (ostreicultura) em Santo Antônio de Urindeua, Salinópolis - PA. Aproveitamos o espaço para agradecer aos proprietários por colaborarem na organização das visitas técnicas, o Sr. Pedro (Piscicultura) e a Srª Maria (Ostreicultura), no qual todos os anos contamos com a participação de ambos. 

São João de Pirabas - PA









Santo Antônio de Urindeua, Salinópolis - PA







Quinta-feira (05/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na quinta-feira ocorreu a segunda Oficina, com o tema "Extensão Pesqueira" ministrada pelo Prof. Dr. Sebastião Rodrigues. A tarde houve uma Visita Técnica na Indústria de Processamento de Pescados da Região Bragantina. 






Sexta-feira (06/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com


Para finalizar a Programação da Semana do Calouro 2015, ocorreu uma Oficina sobre prática de laboratório, com morfometria e biometria de peixes, além da identificação das espécies, e aula prática na praia de Ajuruteua. Após as atividades propostas para o dia, ocorreu uma confraternização com os participantes.







Durante a Semana do Calouro 2015, todas as atividades propostas foram realizadas com Sucesso. Agradecermos a todos que ajudaram e colaboraram para o desenvolvimento das atividades.