segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XXIII Seminário de Iniciação Científica


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza o XXIII Seminário de Iniciação Científica, que ocorre de 17 a 28 de setembro. O Seminário visa apresentar os trabalhos dos bolsistas de variados Programas de Iniciação Científica – PIBIC, como do CNPq, UFPA, CNPq-AF, UFPA-AF, Fadespa, PARD-2011, PIAD, entre outros. Não é necessário fazer inscrições para assistir às apresentações, que acontecerão nos auditórios dos institutos específicos de cada trabalho.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, o Seminário, além de promover a divulgação dos trabalhos dos bolsistas, propicia o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e pesquisadores, como também oferece um treino de comunicação científica para atividades futuras.
“A formação que o aluno recebe no PIBIC contribui para a sua formação geral e para um domínio mais avançado da lógica e dos instrumentos da ciência. Além disso, a iniciação científica prepara o aluno, de modo diferenciado, para uma possível pós-graduação no futuro. No PIBIC, o aluno é um protagonista da ciência que está sendo discutida nas salas de aula”, afirma o professor Tourinho.
Programação – O Seminário tem início na próxima segunda-feira, 17, às 18h. A cerimônia de abertura inclui uma conferência com o tema "Direitos Humanos na Formação Acadêmica", proferida pelo professor Antônio Maués, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). “Temos procurado, todos os anos, na abertura do Seminário de Iniciação Científica, ter uma conferência que informe sobre a pesquisa científica desenvolvida na UFPA. Este ano, a conferência é na área do Direito. A temática diz respeito à pesquisa sobre a formação para a cidadania e o respeito aos direitos humanos, não só na universidade, mas desde a educação básica. É um tema que tem interesse científico e grande relevância social”, conta o professor Tourinho.
Ao longo do Seminário, as apresentações terão formato de comunicações orais e serão feitas, paralelamente, em cada instituto do Campus de Belém e dos campi do interior, pela parte da manhã e da tarde. Para conferir a programação completa, clique aqui.
Trabalhos – Na apresentação de seu trabalho, o bolsista deverá fazer referência à agência financiadora de sua bolsa, ao projeto de pesquisa ao qual está vinculado e ao seu plano de trabalho. O tempo estipulado para a apresentação é de 10 minutos. Para o debate, 5 minutos. Os bolsistas devem permanecer no local até o fim de todas as apresentações de sua sessão.
“As comunicações também informam sobre os programas de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos grupos na Universidade. Então, olhando esse conjunto de comunicações, você tem um bom retrato do que é a atividade de pesquisa na UFPA. Além disso, as comunicações mostram quais são os avanços dos grupos e a contribuição que cada um está dando para conhecimento de sua área, ou seja, o conhecimento novo que está sendo produzido na instituição”, explica o professor Emmanuel.
Caso algum trabalho esteja com problemas, seja no título, seja na programação, os bolsistas devem enviar um e-mail para dpq_pesquisa@ufpa.br.
Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Bragança: No campus Universitário de Bragança o XXIII Seminário de Iniciação Científica ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório do campus e sala de vídeo conferencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário