sábado, 1 de dezembro de 2012

CAEP-UFPA compõem comissão eleitoral do campus de Bragança/UFPA


O Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP-UFPA) como entidade de representação estudantil,  além de possui em sua constituição o direito de cobrar dos diretores de faculdade, coordenadores de campus, reitores e etc. por melhoria de educação, estruturação do curso, discussões a cerca de grade curricular, organização de eventos e atividades acadêmicas, divulgação e defesa incondicional do curso e dentre outras funções, também temos registrado em estatuto nossas obrigações quanto entidade estudantil, e pessoalmente quanto cidadão, onde representante do CAEP-UFPA estará compondo comissão eleitoral do campus de Bragança para eleições de reitor e vice na UFPA. A Discente Adriana Xavier Alves (Vice-presidente do CAEP) foi citada para compor a comissão eleitoral pelo estudante Victor Sousa (atual presidente do CAEP), que estava presente em Conselho Deliberativo do campus/ Bragança no dia 28 de novembro de 2012. 
A Comissão Eleitoral e composta por dois (2) docentes, dois (2) técnicos e dois (2) discentes, e a eleição para reitor e vice reitor ocorrerá no dia 5 de dezembro de 2012 das 8h ás 20h, lembre-se, qualquer aluno poderá vota, desde que esteja regulamente matriculado em sua unidade de ensino. 
CONSUN mantém eleições para reitor e vice na UFPA
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6821

O Conselho Universitário da UFPA (Consun) decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira, 12, manter a consulta direta à comunidade acadêmica sobre a escolha de candidatos aos cargos de reitor e de vice-reitor da Universidade Federal do Pará. A decisão da plenária foi de 48 votos a favor, dois contrários e duas abstenções.
Diante de uma única chapa inscrita, liderada pelos professores Carlos Maneschy e Horácio Schneider, para disputar a eleição do quadriênio 2013-2017, a Comissão Eleitoral resolveu colocar em debate no Consun a realização ou não do processo de votação. Com a decisão dos conselheiros, ficou mantida a eleição do novo reitor e vice-reitor da UFPA para o dia 5 de dezembro, em todos os campi. Os conselheiros também deliberaram a favor do voto direto e secreto, por meio de cédulas depositadas em urnas.
Durante a reunião, foram entregues duas cartas aos conselheiros: uma, da Associação de Docentes da UFPA (ADUFPA), e outra, dos candidatos a reitor e vice, Carlos Maneschy e Horácio Schneider. Ambos os documentos defendiam a realização do pleito.
A presidente em exercício do Consun, professora Marlene Freitas, considerou a discussão importante para a valorização do processo eleitoral. “Foi uma longa e aprofundada discussão e, eu diria, madura. Uma demonstração de consolidação de uma experiência democrática que nós já vínhamos exercitando nesta Universidade há oito reitorados. E se alguém tinha alguma dúvida, ela foi dissipada”.
A professora Vera Jacob, representante do Instituto de Ciências da Educação (Iced) no Consun, também apoiou a manutenção do voto da comunidade. “Este é o momento para os candidatos prestarem contas do que foi feito durante os quatro anos e apresentarem suas propostas para a próxima gestão”.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Informe-se mais sobre o que é a eleição para reitor e vice reitor da UFPA em noticias anteriores.
Fonte: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6706
A Comissão Eleitoral (CE) responsável pelo pleito que vai escolher o reitor e o vice-reitor da Universidade Federal do Pará para o quadriênio 2013-2017 reuniu-se nesta terça-feira, na sala de reuniões dos Conselhos Superiores. O vice-reitor, Horácio Schneider, na ocasião representando o presidente do Conselho Universitário (Consun), reitor Carlos Maneschy, fez a abertura dos trabalhos da Comissão, a qual é constituída por nove membros efetivos, sendo três de cada categoria (docentes, técnicos e discentes) e seis suplentes. “Nem todos puderam estar presentes. Mas os que estavam escolheram o presidente e a secretária geral da Comissão Eleitoral (CE)  - sendo o  presidente o professor Edson Frazão, e a secretária, a servidora Ângela Rodrigues. Na oportunidade, foram definidos, também, a data e o local da próxima reunião, assim como alguns detalhes de funcionamento do processo eleitoral. “A SEGE disponibilizou todos os documentos aos membros da CE para que estes possam estudar e elaborar o manual de instruções para os mesários”, disse o vice-reitor.
Os trabalhos da Comissão Eleitoral vão funcionar na sala Multicampi, localizada no terceiro andar do prédio da Reitoria, ao lado do gabinete da Vice-Reitoria. O espaço foi reservado com toda a infraestrutura necessária para dar andamento ao processo eleitoral, como computadores, telefone, fax e material de expediente. “Vamos trabalhar para que ocorra um pleito tranquilo e a comunidade possa manifestar sua preferência naquele candidato que melhor represente as suas aspirações”, afirmou o presidente da Comissão, professor Edson Frazão.
Processo eleitoral – A eleição será realizada no dia 5 de dezembro de 2012, das 8h às 21h, de acordo com o horário local. O mandato para reitor e vice-reitor da UFPA será para o quadriênio de 2013-2017. São elegíveis aos cargos os professores integrantes da Carreira do Magistério Superior, ocupantes dos cargos de Professor Titular ou de Professor Associado, ou que possuam título de doutor, neste caso, independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado, nos termos da Lei nº 9.192/1995, do Decreto nº 1.916/1996, com as alterações introduzidas pelo Decreto nº 6.264/2007.
Inscrições das chapas – O período de inscrição se encerra às 18 horas do dia 26 de outubro de 2012. Os candidatos aos cargos de reitor e vice deverão assinar e protocolar o requerimento de inscrição da chapa no Protocolo Geral da UFPA, endereçado à Comissão Eleitoral. A inscrição da chapa deverá ser acompanhada do programa de trabalho, dos resumos dos currículos dos candidatos, da declaração de bens e do orçamento da campanha.
Os candidatos aos cargos de reitor e de vice-reitor que estejam ocupando cargos de direção (CD) ou função gratificada (FG) ficam obrigados a se afastar das respectivas funções, a partir do dia cinco de novembro até o dia seis de dezembro de 2012, sem prejuízo de suas respectivas remunerações.
Após a homologação do processo eleitoral, o Consun encaminhará ao Ministério da Educação a lista tríplice composta pelos nomes dos três candidatos mais votados, em ordem decrescente, para os cargos de reitor e de vice-reitor da Universidade.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário