Produtores de camarões agora podem se orientar quanto às principais doenças que acometem este crustáceo, além de testar seus conhecimentos sobre sanidade animal e receber dicas de como garantir a biossegurança de sua fazenda. Esta é a proposta do aplicativo “AquaSaúde”, desenvolvido pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi) com o apoio do CNPq. O app já está disponível para download gratuito na Play Store e roda em smartphones e tablets com sistema Android.
O Projeto AquaSaúde foi idealizado e é coordenado pela pesquisadora do DDPA/Seapi Lissandra Souto Cavalli, em parceria estreita com pesquisadores da UFCSPA, CIBNOR e FURG. O desenvolvimento do software foi realizado pelo bolsista Eduardo Pooch (CNPq).
Segundo Lissandra, o AquaSaúde é um app para educação profissional focado na criação do camarão, que fornece informações científicas acessíveis sobre biossegurança e sanidade de animais aquáticos. “Nosso objetivo é levar o conhecimento que é produzido pela pesquisa à comunidade de aquicultores, trabalhadores e estudantes da aquicultura, de forma rápida e simples, por smartphones”, explica.
O conteúdo está em português e é possível aprender de forma interativa por meio de jogos, imagens e checklists. São abordadas as principais doenças de camarões marinhos e boas práticas de manejo visando a biossegurança.
De acordo com a pesquisadora, a equipe do AquaSaúde já está trabalhando para desenvolver outros softwares relacionados à sanidade de animais aquáticos e para outras áreas de interesse da Aquicultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário