PET-Pesca - UFPA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Breve introdução do que seria o Programa de Educação Tutorial (PET), para assim pode entende o funcionamento do PET de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.



Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, e nº 1.632, de 25 de setembro de 2006, o PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior - IES. O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação do PET. Além disso, o MEC custeia as atividades dos grupos repassando, semestralmente, o valor equivalente a uma bolsa por aluno participante.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que compõem o Programa têm como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

O Programa de Educação Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que têm sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Com uma concepção baseada nos moldes de 5 grupos tutoriais de aprendizagem e orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET não visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento acadêmico, mas assume a responsabilidade de contribuir para
sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade.


O PET-PESCA DA UFPA

Em 2006, com o edital 03/2006 de expansão dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), inicio-se o desenvolvimento do projeto do PET/Pesca-UFPA, com o auxilio da diretora da Faculdade de Engenharia de Pesca , professora doutora Zélia Maria Pimentel Nunes, e do vice-diretor, professor doutor Rodrigo Yudi Fujimoto, porém naquele ano a proposta submetida não foi aprovada. No ano subsequente, sem perda de animo, a proposta foi melhorada e readequada ao Manual de Orientações Básicas do PET, ressaltando, ainda mais, a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, sendo aprovada e registrada no Diário Oficial da União, no dia 12 de junho de 2007. 

Então, e, 1º de setembro de 2007, o PET/Pesca-UFPA iniciou suas atividades, estando composto pelo tutor Rodrigo Fujimoto e por quatro bolsistas: Diego Cavalcante, Ezequias Procópio, Ivana Barbosa e Victor Hugo.

O PET/Pesca-UFPA tem como objetivo a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão, e dentre as suas atividades, contempla-se: organização e apresentação de palestras, organização de eventos, apresentação de trabalhos em congresso, divulgação de atividades num site, reuniões administrativas, estágios rotatórios, exibição de vídeos relacionados à área, visitas técnicas, organização de mini-cursos e oficinas, trabalho social e ambiental, dentre outras.

Nos cursos de Engenharia de Pesca, em que foram implantados grupos PET, é possível verificar muitos dos seus objetivos e princípios em execução e, sem sombra de dúvida, têm contribuído para o nível de excelência em que se encontram esses cursos, a exemplo do curso da UFRPE, que mais uma vez atingiu a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova que tem como objetivo medir o rendimento dos discentes na graduação. Também recebeu novamente a pontuação máxima (cinco estrelas) pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Visite o blog do grupo PET-Pesca/UFPA: http://www.petpesca-ufpa.blogspot.com.br/


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