IECOS


O Campus Universitário de Bragança conta com o Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). O Instituto é constituído pelas Faculdades da Engenharia de Pesca (FEPESCA), de Ciências Biológicas (FBIO) e pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA). Em relação à pesquisa, o IECOS conta com um conjunto de laboratórios que desenvolvem pesquisas voltadas para as áreas costeiras amazônicas. Além disso, o Instituto possui um Herbário Didático e uma coleção Didática de Zoologia.

A Faculdade de Engenharia de Pesca objetiva formar profissionais habilitados a atuar no mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro, através da criação, captura, beneficiamento e industrialização de organismos aquáticos.

A Faculdade de Ciências Biológicas oferece dois cursos de graduação: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Naturais. O Licenciado em Biologia é o profissional apto a ensinar em nível fundamental e médio, atuar em pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos e pareceres técnicos ambientais e tecnológicos. Como o Campus de Bragança se localiza próximo do litoral, o curso apresenta uma forte vocação para a biologia marinha. O Licenciado em Ciências Naturais é apto a atuar na educação fundamental como professor e coordenador de cursos de ciências, em atividades que envolvam a divulgação e a investigação científica em diferentes áreas das Ciências Naturais. O curso difere de Licenciatura em Biologia por apresentar um forte conteúdo de química e física e estar bastante voltado para o ensino de ciências.

         O Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros, foi criado em nível de mestrado em 1999 e o de doutorado em 2007. Apresenta uma proposta de caráter multidisciplinar visando a formação de recursos humanos capazes de desenvolver estudos sobre a dinâmica dos ecossistemas costeiros e suas formas de preservação e manejo, sempre buscando a construção de uma visão integrada da problemática pertinente ao uso e degradação dos ecossistemas costeiros amazônicos e de seus recursos naturais. Por ser o único na Amazônia com um enfoque voltado para a área costeira, este programa vem atraindo alunos de várias partes do estado, assim como de outras regiões do país. O Curso já formou 105 Mestres de nesses mais de 10 anos de existência. Atualmente o programa conta com 24 alunos de doutorado e 46 alunos de mestrado e vem atendendo a demanda da região, bem como a de outros estados, propiciando a formação e a fixação de novos pós-graduados (mestres e doutores) na região norte do Brasil, onde ainda é insipiente o número de doutores atuantes, quando comparado ao existente em outras regiões do país

           Em relação à pesquisa, o IECOS conta com um conjunto de laboratórios que desenvolvem pesquisas voltadas para as áreas costeiras amazônicas. Destacam-se os seguintes laboratórios: Aquicultura com sistemas de recirculação, Bioecologia Pesqueira, Biologia Vegetal, Carcinicultura, Genética e Biologia Molecular, Oceanografia Costeira e Estuarina, Plâncton e Cultivo de Microalgas, Ictioparasitologia e Piscicultura, Malacologia, Ecologia de Manguezal, Cartografia, Geoprocessamento e Modelagem, Microbiologia do Pescado, Qualidade da Água, Tecnologia do Pescado, Tecnologia Pesqueira e Geologia Costeira. Possui também, um Herbário Didático e uma coleção Didática de Zoologia.

Visitem a Home Page do IECOS, para mais informações sobre o Instituto de Estudos Costeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário