domingo, 26 de abril de 2015

A Tilápia e o Desenvolvimento do Sertão de Itaparica/PE - Análise Econômica para Investimentos de Desenvolvimento na Região



TítuloA Tilápia e o Desenvolvimento do Sertão de Itaparica/PE - Análise Econômica para Investimentos de Desenvolvimento na Região.

Referência: Barroso, R. M. 2014. A Tilápia e o Desenvolvimento do Sertão de Itaparica/PE - Análise Econômica para Investimentos de Desenvolvimento na Região. Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014. 46pp.

Apresentação: O cultivo de tilápia é o mais importante dentre os cultivos aquícolas do Brasil em termos de volume produzido e no aspecto socioeconômico. A produção nacional de 253.824 t em 2011 (47% de toda aquicultura nacional) (MPA, 2012) – elevou o país para a 5ª posição no ranque mundial de produção da espécie. A permissão de uso das águas da união para este fim (Instrução Normativa Interministerial N°6, de 31 de maio de 2004) tem sido um dos fatores que alavancaram a produção a partir de 2005. Abrangendo 31% dos produtores da espécie (MPA, 2011), o Nordeste é uma das regiões responsáveis por esse êxito. Atualmente, o Lago de Itaparica, localizado no Submédio São Francisco está entre as cinco regiões mais produtoras de tilápia do país (MPA, 2011). A atividade vem se estabelecendo como um importante recurso na região que possui um baixo nível de renda, poucas oportunidades de trabalho e baixo nível educacional da população. Este documento apresenta os resultados do estudo de viabilidade financeira realizado para justificar as ações e investimentos do estado que beneficiarão associações de piscicultores familiares da região. Conclui-se como resultado dos modelos estudados que o investimento em um entreposto de pescado coletivo beneficiará os produtores envolvidos pela disponibilidade e garantia de processamento permanente para as associações envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário