segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Piscicultores do Sul do Pará recebem treinamento


               Olá acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca, lendo sobre essa noticia ficamos felizes por vermos a atuação de engenheiros de pesca dentro do Estado. Portanto, é muito importante que nossa atuação como engenheiro de pesca ajude o estado a crescer e se desenvolver cada vez mais na área da aquicultura, principalmente a piscicultura, tendo em vista os grandes recursos naturais a qual o Pará apresenta para realização da atividade.

piscicultura se tornou um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia, foto da piscicultura da Fazenda Marajó Pará.

Piscicultores do Sul do Pará recebem treinamento 
Cerca de 30 pessoas, entre técnicos e produtores rurais do sul do Pará, estão aprimorando técnicas de piscicultura, em Conceição do Araguaia. A atividade, que tem caráter regional, está sendo promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do escritório regional, com o apoio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq), e acontece até o dia 25 deste mês. O objetivo é o fortalecimento da atividade de piscicultura na região, que já se apresenta como referência no setor produtivo pesqueiro no sul do Pará.
A grande demanda produtora atrelada ao volume de pescado comercializado, mas ligados a um sistema de produção de baixa tecnologia, foi o que motivou o supervisor da Emater em Conceição do Araguaia, o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti, a propor esse curso, com duração de quatro dias. “Nossa intenção foi de promover uma capacitação, mas baseada na troca de experiências. E com a junção de produtores atendidos pela Emater e os técnicos com formações variadas, mas com experiência na piscicultura, vamos proporcionar isso. É como um intercâmbio de informações visando o melhoramento da produção do pescado em cativeiro, como, por exemplo, o caso do Pirarucu, carro chefe da nossa região”, destacou.
Como conteúdo programático, a equipe técnica da Emater optou por mesclar um nivelamento prático com teórico. Durante os próximos dias, os participantes visitam propriedades de produtores rurais que desenvolvem a prática da piscicultura no município, atendidos pela empresa, acompanhados pelo palestrante Ediano Sandes, engenheiro de pesca da Sepaq. Na discussão estão sendo abordados temas como: o panorama geral da aquicultura no Brasil e no mundo; gargalos da produção pesqueira no Pará; condições ideais para a prática da piscicultura; sistemas produtivos na região sul do Pará; espécies mais adaptadas para criação; aquisição de alevinos; colheita e comercialização.

Texto:
Kenny Teixeira – Emater
Fone:  (91) 3256-5410 /  (91) 8883-9329
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone:  (91) 3256-1931
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário