sábado, 25 de agosto de 2012

Associação Água de Lastro Brasil


Associação Água de Lastro Brasil



Boa noite discentes e docentes, como de costume, estava navegando pela internet és que encontro uma belíssima iniciativa de um grupo engajado na defesa e proteção ambiental, mais especificamente em ambientes da costa brasileira, a que esta mais sujeita a essa pratica tão comum que e a água de lastro, que agride de forma tão grande nossas águas marinhas, tendo como consequência a bioinvasão, espécies exóticas são introduzidas em águas nacionais através do despejo da água de lastros de origens de outros locais na qual o navio estava anteriormente, fazendo com que haja um desiquilibro no ecossistema local, e dependendo da espécie (s) introduzida (s) os efeitos podem ser devastadores.

Leia abaixo um informe sobre o que se trata a organização, entre no site para maiores informações e lá você encontrará uma cartilha para download que explica claramente do que se trata a água de lastro.


APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Em 2008, um grupo de professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pertencentes ao grupo de logística, simulação e transportes, atento com as consequências da bioinvasão por meio da água de lastro no Brasil e no mundo, resolveu fundar a Água de Lastro Brasil, com o objetivo de contribuir de forma efetiva para Minimizar os Efeitos da Bioinvasão no Brasil.

A Água de Lastro Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, de direito privado, sediada em São Paulo (SP). Seu principal objetivo é propor métodos de trabalho através de pesquisas e procedimentos para inibir a contaminação da costa brasileira por espécies não-nativas.

A entidade é parte de um movimento mundial envolvido na busca da qualidade do ambiente marinho e costeiro e como consequência, a vida humana que depende dos recursos naturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário