segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Encontro estimula empreendedorismo na pesca e aquicultura


Fonte: Agência Sebrae de Notícias

O Sebrae e o Ministério da Marinha realizarão uma oficina piloto, nos dias 07 e 08 desse mês, com universitários do cursos de Oceanografia e Engenharia de Pesca do Centro Universitário Mont Serrat (Unimonte), de Santos (SP). O objetivo é despertar nos universitários o espírito empreendedor. Além dos alunos do Unimonte, devem participar do evento estudantes da Universidade de São Paulo (USP). 

Segundo a analista-técnica de Agronegócios do Sebrae, Newman Costa, estão programadas palestras e oficinas de empreendedorismo. “Queremos mostrar que existem muitas oportunidades fora do ambiente universitário. O mercado de pesca e aquicultura pode absorver muita gente. As consultorias especializadas aparecem como um grande caminho”, aponta. 

Uma pesquisa realizada pelos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Marinha mostra que os profissionais da área preferem seguir a carreira acadêmica. O resultado desse movimento é a ausência de trabalhadores especializados em praticamente toda a cadeia produtiva da pesca. “Faltam profissionais preparados para trabalhar com a reprodução de peixes no Brasil”, exemplifica Newman. 

O Sebrae mira no potencial dos empreendimentos desse segmento cada vez mais importante para a economia nacional. Segundo Newman Costa o setor, que envolve aquicultura, maricultura, carcinicultura, piscicultura e outras técnicas, cresce até 30% ao ano no Brasil. “A ausência de pessoal especializado na ponta da cadeia pode frear a produção no país”, avalia. 

O encontro-piloto que foi realizado em Santos, vai oferecer subsídios para a organização de outros grandes eventos patrocinados pelo Sebrae: o Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação em Ciências do Mar (EncoGrandMar), que acontece em outubro, em Recife (PE), e em novembro, na cidade de Paraty (RJ). 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário