quinta-feira, 2 de agosto de 2012

II Encontro de Ictiologia para Estudantes Paraenses


              Olá amigos, ficamos sabendo em cima já sobre esse grande evento que tem tudo have com nossa área de atuação, infelizmente não foi um evento divulgado anteriormente, pois seria de grande relevância a nossa participação quanto estudante de Engenharia de Pesca, onde possuímos uma disciplina especifica de Ictiologia. Leia sobre esse evento que teve inicio hoje (02/08).
Nos dias 2 e 3 de agosto, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza o II Encontro de Ictiologia para Estudantes Paraenses. O objetivo do evento é mostrar as pesquisas de alunos de graduação e pós-graduação na área, estimulando a produção acadêmica e as discussões acerca do tema. A ictiologia é a área da zoologia, destinada ao estudo das espécies de peixes existentes na natureza.
A comissão organizadora é presidida pela professora dra. Renata Noronha. Para ela, o diferencial do Encontro, em relação a outros congressos similares, é a estrutura da programação, que permite maior visibilidade aos trabalhos apresentados.
“Geralmente, os congressos são divididos em painéis e, muitas vezes, as pessoas nem sabem o que está sendo apresentado. Aqui, os alunos irão apresentar suas pesquisas para uma plateia, em que estarão presentes outros alunos, professores e pesquisadores, facilitando a interação e a troca de ideias entre eles.”
Oportunidade – Segundo a professora, além dos alunos do ICB, participarão das apresentações pesquisadores do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para ela, é fundamental a oportunidade dos graduandos paraenses mostrarem suas pesquisas aqui, já que, na maioria dos casos, os trabalhos sobre os peixes da Amazônia são apresentados em eventos fora do Estado.
Outro incentivo, de acordo com a professora Renata, será a entrega de prêmios aos melhores trabalhos, cuja avaliação estará sob a responsabilidade da comissão científica do evento, composta por doutores e PhDs no assunto. “Também é uma forma de estimular nossos alunos a estarem qualificados e preparados para levar suas pesquisas para além do Pará”, complementa a coordenadora do evento.
Programação – Os temas serão abordados de acordo com ordens e famílias de peixes. Genética, ecologia, reprodução e comportamento serão abordados, de maneira a inter-relacionar os estudos e propiciar uma visão mais complexa do assunto. “A programação foi estruturada para que os participantes possam acompanhar as palestras e construir um conhecimento mais interligado e completo”, diz Renata.
Para a palestra final do evento, foi convidado o professor Carlos Edwar de Carvalho Freitas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O tema será Os potenciais impactos de mudanças climáticas sobre os peixes e as pescarias da Amazônia.
Participação – Mais de 150 pessoas se inscreveram para participar, entre alunos, professores e pesquisadores da capital e de campi do interior. Essa integração, segundo a professora, acontece com o apoio da Universidade e Fundanção de Amparo à Pesquisa do Pará (Fapespa). “É difícil para esses alunos do interior, pelo alto custo de uma viagem, se deslocarem a eventos do sudeste do Pará, para mostrar seus trabalhos. Com o suporte da UFPA, nós vamos conseguir trazer esses estudantes e aproximá-los de nós”, diz.
Serviço:
II Encontro de Ictiologia para Estudantes Paraenses
Data: 2 e 3 de agosto de 2012
Local: Auditório Manuel Ayres, ICB (Campus Básico da UFPA, bairro Guamá. Entrada pelo Portão 2).
Hora:  a partir das 8h.
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário