sábado, 25 de agosto de 2012

Programa de Educação Tutorial recebe propostas para criação de grupos


Prorrogada as inscrições e submissão de envio de propostas para a criação de novos PETs, como parte dos membros do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca também fazem do Programa de Educação tutorial (PET), é de extrema importância para o Centro e para o próprio PET-Pesca, incentivamos a criação de um novo grupo PET dentro do campus de Bragança, sabendo que apenas a Faculdade de Engenharia de Pesca à possuir o programa que foi proposto no edital de nº 07/2007, pelo professor Dr. Rodrigo Fujymoto, ex-tutor. "Seria muito benéfico ao grupo PET-Pesca/UFPA ter a presença  de um outro grupo dentro do Campus, sendo bastante estimulante para grupo a realização de atividade em conjunto, pois temos essa limitação por atividades em conjunto com outros grupos PET, tratando-se que a maioria (95%) dos grupos PETs existentes são do campus do Guamá, Belém" afirma o representante discente da Faculdade de Engenharia de Pesca e membro do PET-Pesca, Victor Sousa.
Leia a noticia publicada no Portal da UFPA para maiores Informações sobre o edital de submissão.
As Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg) e de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tornam pública a chamada interna para submissão de propostas de criação de grupos do Programa de Educação Tutorial – PET. O Programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com a tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do País, orientados pelo princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
As propostas de criação de grupos na UFPA devem ser encaminhadas à Diretoria de Ensino da Proeg, via correio eletrônico (suzanarg@ufpa.brharada@ufpa.brmlharada@yahoo.com.br ), até o dia 11 de setembro de 2012, acompanhadas da anuência da Direção da Unidade e Subunidade Acadêmica responsáveis pelo curso. A expectativa, em atendimento ao Edital nº 11/2012 – MEC/SESu/SECADI, é a criação de até 60 vagas de novos grupos PET destinados à ampla concorrência das IES.
Sobre as propostas - Na UFPA, serão selecionadas até três propostas de cada campus, sendo uma para cada lote, descritos no item 2 do referido edital. O processo seletivo será de responsabilidade do Comitê Local de Acompanhamento (CLA) da UFPA, e as propostas selecionadas serão consideradas como propostas institucionais. A seleção do tutor, que será responsável pelo novo grupo PET, acontecerá após o resultado do edital em nível nacional, sob a responsabilidade do CLA-UFPA. As análises das propostas pelo CLA-UFPA devem ocorrer do dia 12 a 18 de setembro, com resultado divulgado no dia 19.
Formação Global - A diretora de Ensino da Proeg, professora Lúcia Harada, explica que o Programa de Educação Tutorial tem como objetivo formar globalmente o aluno, ou seja, “contribuir para uma melhor qualificação acadêmica, profissional e cidadã do estudante”. Como o Programa preconiza o desenvolvimento tanto de ações individuais como coletivas, estimula-se a capacidade de trabalho em equipe. “Além disso, deve haver um estreito relacionamento com o curso de graduação dos bolsistas e seu projeto pedagógico, o que possibilita que habilidades e capacidades adquiridas se disseminem para os demais alunos do curso”, continua.
Já o papel do tutor é de estimular a aprendizagem ativa dos membros do grupo, por meio de vivências, discussões e reflexões, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e pensamento crítico entre os estudantes do grupo PET, tornando-os mais independentes em seu processo de aprendizagem. “Todas essas características demonstram a importância do Programa para as instituições de ensino superior. Egressos com melhor qualificação têm mais sucesso no competitivo mercado de trabalho ou no ingresso em cursos de pós-graduação”, conclui Lúcia Harada.
Prorrogação - Os prazos de inscrições que estavam previstos para o mês de agosto, foram prorrogrados devido retificação no edital publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de agosto. Acesse aqui a retificação.
Para mais informações, acesse aqui o edital ou entre em contato com a Diretoria de Ensino da Proeg: proeg@ufpa.br / (91) 3201-7641 / 3201-7433.
Texto: Jéssica Souza, com informações da Diretoria de Ensino da Proeg/UFPA.
Fotos:  Wagner Meier

Nenhum comentário:

Postar um comentário