sexta-feira, 29 de abril de 2016

Software ajuda a aperfeiçoar gestão econômica da piscicultura comercial

A criação de peixes de água doce é um dos agronegócios mais promissores do Brasil, em especial na região amazônica, onde a disponibilidade hídrica e o clima favorecem o desenvolvimento da atividade. Neste contexto, a sustentabilidade econômica dos empreendimentos depende de projetos bem elaborados, capazes de prever as estratégias de produção mais adequadas para os investidores. Com o propósito de aperfeiçoar o planejamento e a gestão econômica de empreendimentos de piscicultura comercial, integrantes do Laboratório de Piscicultura (LAPIS) da Faculdade de Engenharia de Pesca (FEPESCA), da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Bragança, desenvolveram o SEAPIS. Você conhecerá um pouco mais sobre esta importante ferramenta nesta quinta reportagem do UFPA em Série de Abril - Aplicativos e Softwares.




SEAPIS é a abreviação da frase, Software para Elaboração de Projetos de Piscicultura. Seu lançamento oficial ocorreu no dia 14 de janeiro de 2016, durante um evento organizado pelo Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Após o seu lançamento, somente nos cinco primeiros dias foram registrados mais de 500 downloads. No momento, entre pessoas físicas e pequenas empresas, aproximadamente 1.580 usuários brasileiros e estrangeiros já utilizam o SEAPIS. O software é gratuito e não é necessário estar conectado à internet para utilizá-lo.

Suporte técnico - O software tem como principal objetivo, dar suporte aos técnicos e piscicultores no processo de planejamento do investimento, assim como auxiliar a gestão econômica de empreendimentos de piscicultura comercial, como é o caso dos integrantes da Assessoria, Consultoria e Eventos em Engenharia de Pesca Jr. (ACEEP), da UFRA. O estudante de Engenharia de Pesca e assessor da Diretoria de Administração Financeira da empresa Jr, Jeanderson Viana falou sobre os benefícios do software. “O SEAPIS é importante na etapa de elaboração de projetos, uma vez que somos de uma empresa Jr e ainda temos um pouco de dificuldades na projeção de indicadores econômicos, bem como na discriminação dos itens de um custo de implantação e custo de produção”, afirmou.



Suporte acadêmico - O estudante evidenciou, também, a importância do SEAPIS enquanto uma ferramenta para suporte acadêmico. “Particularmente, como estou estudando Economia Pesqueira, neste semestre, percebo a importância desses indicadores para a tomada de decisão em relação ao investimento. Além de integrar todos eles em uma planilha, o SEAPIS preenche os dados automaticamente, de acordo com os valores que inserimos no orçamento”, ressaltou.


Projeto de extensão – Produto de um projeto de extensão, intitulado Legalização e profissionalização da piscicultura no Estado do Pará, coordenado pelo professor doutor Marcos Ferreira Brado e desenvolvido com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o SEAPIS surgiu a partir da necessidade de aperfeiçoar o planejamento e a gestão econômica de empreendimentos de piscicultura comercial assistidos pelo projeto.


“Inicialmente, utilizávamos planilhas do Microsoft Excel para executar as análises de viabilidade econômica e rentabilidade, até que a equipe do Laboratório de Piscicultura (LAPIS) ganhou um integrante especialista na área de informática, Luan Pinto Rabelo, que viabilizou o desenvolvimento do programa”, afirmou Marcos Brabo.


TCC – Ao entrar no projeto, Luan Rabelo, que hoje é graduado em ciências naturais, foi apresentado às planilhas. “Procurei o professor Marcos Brabo para me orientar no TCC, então ele me apresentou as planilhas que continham informações sobre piscicultura, como endereço, modalidade da criação praticada pelo empreendimento, lista de compras, lista de funcionários, além dos indicadores econômicos. Então, ele me perguntou se eu conseguia compactar todas aquelas informações em um software, acredito que este foi o momento em que surgiu a ideia do SEAPIS”, revelou. 
O processo de desenvolvimento do software resultou no trabalho de conclusão de curso do Luan, defendido em julho de 2015, que tem como título Software para Elaboração e Avaliação de Projetos de Piscicultura: Uma Ferramenta para Auxiliar na Profissionalização da Atividade. A monografia gerou um artigo científico publicado na Revista Informações Econômicas do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo.


Linguagem Web – Para criar umsoftware é necessário que o programador escolha um tipo de linguagem a ser utilizada. Elas funcionam como instruções para que o computador execute as tarefas programadas. Seguindo este comando, o SEAPIS foi desenvolvido na linguagem PHP que funciona em qualquer sistema operacional, e em todos navegadores, como o Firefox, Chrome, ou Explore.  O SEAPIS também está disponível para Android e IOS, no entanto, para manusear o software por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets é preciso que o usuário instale o Seapis em um computador conectado na mesma rede que o aparelho.

Pouco tempo após o lançamento oficial, o software tem recebido avaliações muito positivas dos usuários e profissionais da piscicultura. “Certo dia um senhor me ligou para me parabenizar pelo software, ele passou quase 20 minutos agradecendo, não sei descrever a reação de ter um trabalho desse porte reconhecido”, contou Luan. Para o futuro próximo, o Naturalista e programador pretende lançar o SEAPIS como aplicativo. “Estou trabalhando na versão Android, já tenho uma versão que posso chamar de beta”, concluiu.
Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Adolfo Lemos e Divulgação / Projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário