sábado, 4 de maio de 2013

II EREDS NORTE - Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social da Região Norte


Site do Evento: II EREDS NORTE
Data: 27 e 28 de junho de 2013.
Local: auditório central da UFRA/Belém
Hora: 8h
*Entre em contato conosco e vamos juntos participar do evento.
Obs.: caso tenta a participação de muitos estudantes de Engenharia de Pesca, vamos solicitar transporte para que possamos ir a UFPA em Belém sem muitos custos.

ENCONTRO REGIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA REGIÃO NORTE

O II EREDS NORTE - Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social da Região Norte, um evento derivado do Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social - ENEDS, tem como objetivo a conscientização acadêmica e profissional de engenheiros e demais participantes para o desenvolvimento regional com especificidade em problemáticas sociais e ambientais. Busca reunir atores externos e internos à Universidade para debater a contribuição das Engenharias e das Tecnologias Sociais para o desenvolvimento nacional, além do fortalecimento da extensão universitária.

O EREDS teve sua primeira versão em 2011, em outras regiões do país; e, na Região Norte, em 2012. Trata-se de uma preparação para o ENEDS, que está na nona edição e tem sua relevância devido à centralidade do desenvolvimento social. Os encontros anteriores congregaram estudantes, técnicos e professores de várias instituições do país: UFRJ, USP, UNICAMP, UFSCar, UFRN, UFMG, UFVJM, UFOP, entre outras. O ENEDS, desde 2004 mostra a importância da tecnologia social para as engenharias em busca do desenvolvimento humano e social. Na região Amazônica é a segunda vez que se organiza o EREDS, a fim de aprofundar as temáticas da Amazônia no debate nacional (desmatamento, meio ambiente, tecnologia social, economia solidária, metodologias de pesquisa, políticas públicas).

As edições do EREDS no Sudeste e no Nordeste, realizados em 2011 e 2012, o tema do desenvolvimento social foi intensamente debatido enquanto componente curricular na formação do engenheiro. A participação de outras áreas de conhecimento visa debater a importância da interdisciplinaridade na criação de interfaces entre o social e o tecnológico, além de aproximar representantes de movimentos sociais e instituições do poder público para refletir as demandas da engenharia na atualidade. Destaca-se que, além do público universitário, todas as edições anteriores dos ENEDS, bem como, as experiências dos EREDS contaram com a participação da comunidade externa, de trabalhadores e de pesquisadores da economia solidária, lideranças de movimentos sociais e atores do poder público.

Essa troca é essencial para a construção de conhecimento comprometido com a transformação social. Entre os temas de destaque nas edições anteriores estão: relações de trabalho, relações sociais, produção industrial e no campo; conflitos socioambientais decorrentes da produção nos territórios; economia solidária, tecnologias sociais diante da crise de acumulação do capital; desenvolvimento social e tecnologia social nos currículos dos cursos de engenharia; extensão universitária (e da universidade como um todo); metodologias participativas, práticas dialógicas na construção do conhecimento, transformação social. Essa concepção do EREDS da região Norte será realizada em Belém pela Universidade Federal do Pará - UFPA através do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA em colaboração com o Instituto de Ciências Tecnológicas - ITEC e o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Temos como um dos produtos do I EREDS Norte a publicação do livro: EM DEBATE: Formação em Engenharia, Tecnologia Social Aplicada e Desenvolvimento da Amazônia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA -  II EREDS NORTE

DIA 27 DE JUNHO DE 2013
Mesa de  Abertura: Diretor do ICSA/UFPA Prof. Dr. Marcelo Bentes Diniz; Diretor do IFPA Castanhal Prof. Francisco Edinaldo Feitosa; Coordenador do X Encontro Nacional ENEDS Prof. Felipe Addor; Coordenador do II EREDS NORTE Prof. Dr. Farid Eid;
08:30h - 09:00h

Coffee-Break: 09:00h – 09:30h

Mesa 1: Engenharia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
Prof. Dr. Cicero Paulo Ferreira (IFPA Castanhal), Prof. Dr. Carlos Leão Bordalo (UFPA), Prof. Dr. Miguel Camargo da Silva (IFTO Porto Nacional), Agricultora Sra. Teofila da Silva Munis (Ilha de Mosqueiro, Belém, PA 19 de abril)
09:30h – 12:30h

Mesa 2: Engenharia e as Metodologias de Pesquisa no Desenvolvimento Social
Prof. Dr. Michel Jean-Marie Thiollent (UNIGRANRIO), Prof. Dr. Francisco Lima (UFMG),  Prof. Dr. Flavio Chedid (SOLTEC/UFRJ), Prof. Dr. Salomão Hage (UFPA)
14:30h – 17:30h

Evento Cultural e Coffee-Break: 18:00h – 21:00h

DIA 28 DE JUNHO DE 2013

Circuito de Experiências
(Apresentação de resultados de pesquisas selecionadas pelo Comitê Científico)
08:30 – 10:00  e 10:30 - 12:30 h

Coffee-Break: 10:00h – 10:30 h

Mesa 3: Tecnologia Social, Metodologias de Incubação de Empreendimentos Solidários e Desenvolvimento Social
Profa. Dra. Sandra Rufino (UFOP), Prof. Dr. Armando Lirio (UFPA), Prof. Msc. Adebaro Alves dos Reis (IFPA Castanhal),  Profa. Msc. Meire Joisy Almeida Pereira (UFRR)
14:30h – 17:30 h

Coffee-Break: 17:30h – 18:00h

Mesa 4:  A Engenharia, as Grandes Obras e a Questão do Desenvolvimento Social na Amazônia
Eng. Marcelo Salazar (Programa Xingu/Terra do Meio - Instituto Socioambiental), Movimento Xingu Vivo Para Sempre; Altamira/PA,  Pe. Edilberto Sena (Movimento Tapajós Vivo; Santarém - Pará), Jornalista Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal, Belém/PA), representante do Governo Estadual e/ou da ELETRONORTE (à definir)
18:00h – 21:00 h

CONTATOS
Secretaria II EREDS/Norte
Telefone - (91) 3201-7685
E-mail: 
eredsnorte@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário