sábado, 4 de maio de 2013

EUA: peixe que sobrevive dias fora da água ameaça lago do Central Park


Fonte: Ambiente Brasil, Mai/2013 (http://noticias.ambientebrasil.com.br)



Autoridades ambientais dos Estados Unidos farão um levantamento em um lago artificial do Central Park, em Nova York, para procurar um tipo de peixe que ameaça perturbar o ecossistema do parque mais famoso do país, já que pode devorar pequenos animais – incluindo sapos, patos e até tartarugas – por causa de seus dentes afiados. De acordo com especialistas, a espécie originária da Ásia tem capacidade de viver fora da água por vários dias e de se locomover em pequenas distâncias.

O peixe cabeça-de-cobra já foi encontrado em outras regiões dos Estados Unidos, mas as autoridades ainda não sabem como a espécie, comum na China e Coreia do Sul, foi parar no lago artiifcial. Os técnicos estão orientando a população que encontrar um exemplar da espécie a não jogá-lo de volta na água e mantê-lo em um recipiente seguro, até que seja entregue às autoridades ambientais. Placas com os alertas foram espalhadas pelo Central Park.

“O alerta é apenas para que as pessoas saibam que este peixe está lá, e quem se encontrá-lo por favor não devolver à água. Serve também para ajudar as pessoas a tomar consciência de que há coisas na água que não deveria estar lá”, disse Melissa Cohen, do Departamento de Conservação Ambiental. O lago artificial está localizado no lado nordeste do Central Park.

------- Leia a outra noticia sobre esse estranho peixe, ele tem sido um problema em outras localidades do mundo! 

Peixe “ cabeça de cobra ” risco para fauna do nordeste australiano


O aumento da população de um peixe de aparência assustadora, conhecido como fishzilla ou  cabeça de cobra  (Channa micropeltes), assusta os pesquisadores do Centro Australiano de Pesquisa de Água Doce Tropical da região nordeste da Austrália, segundo o portal Cairns.
Nativo da África e Ásia, a espécie predadora é considerada muito perigosa para a fauna local por ter grande apetite por sangue e praticamente exterminar outros animais que convivem com ele no mesmo habitat. Os pesquisadores do centro acreditam que o estado de Queensland seja atacado por esses “monstros” em breve, causando a morte de muitas outras espécies.

Segundo o diretor do centro de pesquisas, Damien Burrows, os cabeças de cobra são bastante resistentes às ações humanas, pois conseguem se adaptar as más condições ambientais. Eles se alimentam de aves, cobras, roedores e muitos tipos de peixes.

Não bastasse a voracidade de seu ataque dentro da água, o fishzilla também pode suportar horas fora dela. É comum encontrá-los nos troncos de árvores à espera de alguma presa.

Por enquanto, nenhuma medida foi tomada para brecar o crescimento da população dos fishzillas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário