Alemão
posa com peixe cod, capturado na Noruega com 47 kg e 1,60 metro. (Foto: Soroya
Havfiskesenter/NTB Scanpix/Reuters)
|
Fonte: G1.Globo.com
O pescador alemão Michael Eisele posa para fotografia ao lado de um peixe cod capturado por ele. Segundo a Reuters, o animal capturado tinha 47 kg e media 1,60 m. O peixe foi encontrado na região de Breivikfjord, na Noruega.
Conhecido em inglês como cod, o Gadus morhua é encontrado apenas nos mares frios do Hemisfério Norte e é tratada como o "legítimo bacalhau da Noruega". O bacalhau como o conhecemos é uma referência mais ao método do que ao peixe em si. Mesmo assim, existem pescados no mar, frescos, que também costumam ser chamados desta forma.
A Noruega é o país considerado o habitat desta espécie, além de regiões da Irlanda, Reino Unido e Islândia. Por ano, a produção nestas áreas é de 2.560 toneladas.
Entretanto, a sobrepesca (captura excessiva) se tornou uma ameaça. A redução dos estoques marinhos, por exemplo, já colocou o cod na lista dos animais marinhos ameaçados de extinção. O Gadus morhua, por exemplo, é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário