quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

UEM lança pesquisa sobre parasitas de peixes de água doce

Dentro das comemorações dos 40 anos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e dos 30 da instalação do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), foi lançado sexta-feira à noite, no anfiteatro do Nupélia, o livro Parasitas de Peixes de Água Doce do Brasil, que teve como um dos organizadores o professor e pesquisador Gilberto Pavanelli, que foi reitor da UEM entre 2002 e 2006.
A publicação é da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) e o lançamento ainda contou com a presença do reitor da UEM entre 1982 e 1986, Paulo Roberto Pereira de Souza, e da reitora entre 1998 e 2002, Neusa Altoé, além do atual reitor, Júlio Santiago Prates Filho, e diversas autoridades, alunos, professores, agentes universitários e familiares. Em seu discurso, Pavanelli dedicou-se a agradecer àqueles que colaboraram de alguma forma com a produção do livro, e destacar o trabalho do Nupélia, do curso de Ciências Biológicas, da Eduem e da UEM. Ao final de sua fala, o professor dedicou o livro ao seu neto, que estava presente no evento.
A deputada federal Cida Borghetti, agradeceu a parceria com a UEM e com o Hospital Universitário de Maringá (HUM), lembrando da apresentação do fluxo da Unidade de Mama do HUM, na última segunda-feira (25). O professor Paulo Roberto Pereira de Souza destacou a UEM como agente de produção e difusão do conhecimento, ressaltando que o livro Parasitas de Peixes de Água Doce do Brasil será uma referência no estudo da área no país.
O diretor Eduem, Alessandro Lucca Braccini, falou sobre o importante papel que a editora tem desempenhado, sendo considerada uma das dez melhores livrarias universitárias do país, e daparticipação da Eduem na Feira de Frankfurt, o maior evento literário e editorial do Ocidente.
Em sua fala, o diretor geral do Nupélia, Samuel Veríssimo, lembrou que o professor Pavanelli atuou no Núcleo das mais diversas formas, e agradeceu a todos os pesquisadores que participaram do livro. O chefe adjunto do Departamento de Biologia (DBI), Fábio Amodêo Lansac Tôha, destacou a importância da publicação, que será utilizada por pesquisadores do DBI e por alunos de graduação e pós-graduação.
O vereador de Maringá, Ulisses Maia, afirmou ter orgulho de participar de eventos da UEM, e se mostrou impressionado com os trabalhos realizados pelo Nupélia. Maia, que foi aluno e professor da Universidade, também disse ser admirador do professor Pavanelli.
O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou que o lançamento de um livro como esse reforça ainda mais o papel da UEM como difusora de conhecimento e o Nupélia como referência internacional em sua área de atuação.
A obra
Segundo o professor Gilberto Pavanelli, a concepção do livro se baseou no fato de haver ainda no Brasil uma grande carência de publicações sobre ictioparasitologia (estudo dos parasitos de peixes) em geral. "Apesar de o nosso país abrigar um número extremamente grande de peixes de águas interiores, existe poucas informações sobre seus parasitos. Estima-se que menos de um quarto das espécies de peixes brasileiras foi necropsiada com o objetivo de se estudar sua fauna parasitária. Além disso, apesar da responsabilidade de se prescrever medicamentos usados no combate aos parasitos de peixes ser de responsabilidade dos médicos veterinários, poucos são os cursos de graduação que possuem em seu currículo disciplinas que contemplem a obtenção desses conhecimentos", explicou Pavanelli.
O livro reúne textos de vários pesquisadores brasileiros, especialistas em suas áreas, que oferecem informações básicas sobre os vários aspectos que envolvem o estudo dos parasitos de peixe. A obra aborda aspectos da morfologia, ciclo evolutivo, técnicas de coleta, métodos de estudo, profilaxia e tratamento, entre outros, referentes aos grupos zoológicos onde se concentram os parasitos de peixes de água doce no Brasil. Apresenta também considerações sobre outros assuntos atuais e necessários para o melhor entendimento das relações parasito-hospedeiros e das zoonoses que podem ser transmitidas pelo pescado ao ser humano.
A publicação é indicada para piscicultores, médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, engenheiros de pesca, farmacêuticos, profissionais de saúde pública, já que apresenta de maneira sistematizada as informações mais recentes sobre a ictioparasitologia. A expectativa dos organizadores e dos autores é que a comunidade científica brasileira possa usufruir dessa publicação, servindo como mais uma ferramenta que auxilie aqueles que tenham interesse nessa importante área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário