quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Curso ofertado pelo Butantan sobre manejo e criação de zebrafish

Foto:Exemplares de  zebrafish (Danio rerio). Fonte:  oregonstate.edu



Coordenação: Dra. Monica Lopes-Ferreira

De 5 a 9 de outubro, a plataforma zebrafish do CeTICS do Butantan oferecerá o curso de extensão universitária manejo e criação de zebrafish.

O curso, com 20 vagas, é gratuito e voltado para profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos em pesquisas com zebrafish.

O curso ocorrerá das 9 às 17h, no auditório do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Instituto Butantan.

Carga horária: 40 horas

Programa:
Zebrafish – apresentação do animal, suas características físicas, seu ambiente de origem e forma de reprodução e crescimento;
A criação de zebrafish em laboratório no Instituto Butantan  – histórico até o modelo de criação atual;
Plataforma zebrafish  – apresentação das vantagens da utilização para pesquisas;
Avanços possíveis com a utilização da plataforma zebrafish.

Sobre o zebrafish: O zebrafish (Danio rerio), conhecido como ‘paulistinha’, bandeirinha, danio-zebra e bandeira-paulista, é encontrado na natureza em rios calmos e rasos e nas plantações alagadas de arroz e juta. É nativo dos córregos da região sudeste do Himalaia, incluindo Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Myanmar. É uma espécie gregária, encontrada em cardumes de 5-20 indivíduos. É um peixe tropical teleósteo, cipriniforme, da família dos ciprinídeos.

A plataforma desenvolve os sistemas modelo zebrafish que oferecem algumas vantagens sobre vertebrados superiores, que podem também ser explorados para responder questões em ciência imunológica: a rápida organogênese embrionária, completada em três dias após a fertilização similar a embriões de mamíferos, e a transparência que os embriões mantêm no estágio de larva, que facilita avaliação detalhada de estruturas e sistemas orgânicos.


caso não tenha o currículo Lattes, encaminhe para o e-mail: ​cursos@butantan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário