quinta-feira, 10 de setembro de 2015

UFPA e CVV alertam universitários sobre o suicídio

Imagem: diariodesantamaria.clicrbs.com.br


Cobranças sociais, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo ou fracasso são fatores que podem contribuir para uma pessoa cometer suicídio. Como forma de prevenir este grave problema de saúde pública, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio será lembrado hoje (10/09), objetivando alertar sobre o assunto na Universidade Federal do Pará (UFPA), neste dia, será realizada uma programação a partir das 8 horas da manhã, no Espaço ITEC Cidadão, localizado no Campus Profissional da Universidade.

A programação do evento é uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e contará com a presença de representantes desta entidade, sendo o evento aberto a todos os públicos, tanto internos como externos da UFPA.

Ocorrerá a distribuição da cartilha do CVV intitulada “Falando abertamente sobre suicídio”, a qual alerta sobre o tema e está disponível aqui; além de atividades dinâmicas, como conversas e discussões sobre a importância de prevenção do suicídio. Estarão presentes, também, os Grupos de Oração Universitário Maranatá e Luz da Vida, que realizarão a palestra “Valorização da Vida Humana”, a partir das 11h30.

A proposta é que as atividades sejam realizadas nos Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, áreas que integram o Espaço ITEC Cidadão, justamente por estes lugares serem locais lúdicos de integração com a natureza e espaço de convivência verde, promovendo o convívio e o bem-estar entre alunos de diferentes cursos da UFPA e visitantes, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida.

O CVV – Belém, coordenado por João Pereira Paixão, lançou esta semana a campanha Setembro Amarelo para chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o combate ao suicídio. A cor amarela que marca a campanha significa vida, luz e alegria e foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O CVV está presente em todas as regiões do País e é uma entidade sem fins lucrativos mantida pelo trabalho de voluntários.

Somente em Belém são 23 voluntários de diferentes profissões, com uma média de 500 atendimentos por mês. Quem desejar assistência profissional, o Centro de Valorização da Vida – Belém realiza atendimentos gratuitos 24 horas por dia, visando proporcionar bem-estar físico e psicossocial. O interessado pode entrar em contato pelo telefone (91) 3223-0074, ou ainda por meio da internet, bastando conferir outras informações no site da entidade.

Alerta – Em 2014, foram conhecidos três casos de suicídios que envolveram estudantes de graduação da UFPA. A partir de então, foi realizada uma parceria com o CVV para estimular a reflexão sobre o tema e prevenir novos casos de suicídio entre os alunos da Instituição. Sobre esta iniciativa, Gina Calzavara, coordenadora do Espaço ITEC Cidadão, afirma que “nossos professores têm de entender esse fato, pois muitos, às vezes, não têm noção do que está acontecendo com os alunos”, reconhecendo a vulnerabilidade emocional dos alunos diante do cotidiano acadêmico desgastante.

De acordo com relatório divulgado em 2014 pela OMS, o Brasil é o quarto país da América Latina com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012 (10,4%), ficando atrás da Guatemala (20,6%), México (16,6%) e Chile (14,3%). No mundo, o Brasil é o oitavo país em que  mais pessoas tiram a própria vida. Em 2012, foram registradas 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres.  O país com mais mortes é a Índia (258 mil óbitos), seguido de China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).

Serviço:
Programação Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
Data: 10 de setembro de 2015
Local: Espaço ITEC Cidadão, Campus Profissional, próximo à ponte sobre o Igarapé Tucunduba, UFPA – Guamá.
Horário: A partir das 8h
Evento aberto a todos os públicos.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário