quinta-feira, 3 de maio de 2012

5ª edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais

Olá estudantes e corpo docente, desculpe pela desatualização do blog esses dias, tive que viajar ao município de Marabá junto aos membros do CAEP e graduandos das Faculdades de Ciências Biológica e  Ciências Naturais, quero deixa aqui meus sinceros agradecimentos aos alunos de Agronomia de Marabá que foram maravilhosos na recepção de todos os alunos que participaram do II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia do Norte do Brasil (EREA Norte) e que esse encontro atingiu com exito seu objetivo, que foi de mostra a realidade vivida pela população dos municípios na qual estão implantados grandes projetos de mineração que se instalam na cidade levando toda as riquezas que lá existem (mineiros), deixando para a população problemas econômicos, sociais e ambientais. Foi impressionante conhece e vivencia a realidade da população, onde a gente que esta fora do contexto dessas cidades não faz a minima ideia de como eles vivem e de como realmente esses grandes projetos funcionam na cidade, o que vemos e ouvimos através da mídia é apenas uma boa maquiagem em cima da realidade, distorcendo e omitindo a verdade para a população!

Sobre esse encontro em que o Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP) participou ainda irei escreve sobre tudo que aprendemos e vivemos durante o período de 27 de Abril a 01 de Maio.


Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação


A 5ª  edição do Encontro da Rede de Estudos Rurais já tem data marcada. O evento acontecerá de 3 a 6 de junho de 2012, no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. O Encontro é uma oportunidade para unir e fortalecer a Rede de Estudos Rurais, uma associação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, os quais têm, em comum, o rural como eixo temático em suas pesquisas.
O coordenador do evento em Belém, professor Gutemberg Guerra, representante do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, afirmou que “esta reunião de pesquisadores e estudantes preocupados com o mundo rural é importante, pois o assunto vinha, até a primeira metade dos anos 2000, perdendo força nas discussões acadêmicas, e a Rede de Estudos Rurais foi formada com o intuito de trazer o tema à tona, novamente.”
Os resultados indicam que o efeito desejado foi obtido com sucesso, visto que esta já é a quinta edição do evento. O tema, na atualidade, é assunto de extrema visibilidade tanto na esfera acadêmica quanto nos meios político, econômico e social.
Tema atual - Segundo o professor Gutemberg, é impossível fugirmos desta discussão: a ruralidade está intimamamente ligada à questão ambiental, que é tão forte hoje. A agressividade do agronegócio, os movimentos sociais, as políticas públicas de desenvolvimento sustentável, enfim, todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento sadio da humanidade nas próximas décadas são transversais ao tema ruralidade.
Este ano, o Encontro de Redes Rurais será conduzido com base em três eixos temáticos, desenvolvimento, ruralidades e ambientalização, o que se expressa no subtítulo, de igual importância,  por meio de paradigmas e dos atores em conflito. A organização do evento espera um público composto de pesquisadores e estudantes das diversas áreas do conhecimento, os quais possuam interesse e ligação com o sistema rural, reforçando o caráter interdisciplinar do Encontro.
Vale ressaltar, também, que, este ano, o meio ambiente estará ainda mais presente nas discussões por todo o país, porque, no mesmo mês de junho, vai ocorrer a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, que marcará os 20 anos da Conferência ECO 92 e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
Para maiores informações acesse a pagina do encontro: http://rederural5.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário