quarta-feira, 9 de maio de 2012

Encontro Nacional dos Grupos PET’s (XVII ENAPET)


Olá corpo discentes de todas as instituições de ensino do Brasil, o CAEP traz um informe sobre o XVII ENAPET, que ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)  no período de 22 a 27 de julho de 2012, para você que é PETiano, participe desse encontro que é de grande importância para os grupos PET, sendo o evento máximo que congrega todos os grupos do país, onde lá será abordado e discutido assuntos de interesse, além da divulgação de trabalhos desenvolvidos por cada PET, tendo também como objetivo a integração e interação de diferentes Faculdades envolvidas com o Programa de Educação Tutorial - PET. Segue abaixo informações sobre o que é o PET e entre na página do evento para sabe sobre a programação, inscrição e submissão de trabalhos entre outros informes. abraços a todos e acompanhe sempre o blog do CAEP.

Site do Encontro: http://www.enapet2012.ufma.br/

O Programa tem como objetivo fortalecer e apoiar atividades acadêmicas que integrem ensino, pesquisa e extensão, por meio de uma formação pautada no desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência.  Os grupos são fundamentados na aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, contribuindo para uma formação acadêmica de qualidade dos alunos de graduação, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, formulando novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, e estimulando o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior (MEC, 2007).
A manutenção deste Programa envolveu inúmeras lutas para sobreviver no cenário educacional brasileiro, e ao longo da sua jornada foram organizados encontros Nacionais e Regionais, que propiciaram discussões, troca de ideias e experiências entre os grupos que ali se reuniam. No ano de 1996, durante a 48º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Paulo, foi realizado o I Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET), cujo objetivo principal era ampliar os conhecimentos entre os grupos e possibilitar a troca de ideias sobre o Programa. A realização de tal evento não obteve apoio da CAPES, responsável na época pelo Programa. Portanto, a organização e a divulgação foram realizadas de forma simples, com anúncios na programação da SBPC e através de cartazes distribuídos pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Apesar das dificuldades enfrentadas na divulgação e contatos com os grupos PET de todo o Brasil, o encontro surpreendeu quanto ao número de participantes (cerca de trezentos, entre bolsistas e tutores), além de um representante da assessoria de relações públicas da CAPES.
Os principais objetivos deste encontro são:
    a) promover a integração dos grupos PET no Brasil;
    b) discutir as dificuldades enfrentadas pelos grupos;
  c) articular e incentivar a integração dos grupos nas discussões acerca do cenário educativo nacional .

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encontra-se, atualmente, com os seguintes grupos PET, a constar: Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Direito, Física, além dos PETs conexão de saberes, que pretendem sediar pela primeira vez o Encontro Nacional dos Grupos PET’s (XVII ENAPET)  nesta universidade, no período de 22 a 27 de julho de 2012, que contará com uma programação que incluirá palestras, debates, oficinas, apresentação de trabalhos (painéis e simpósios) e grupos de discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário