sexta-feira, 18 de maio de 2012

Afilie-se ao WWF-Brasil



A organização:

Criada em 1961, nas últimas décadas, a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza) se consolidou como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza.
Com sede na Suiça, a Rede WWF é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.

MISSÃO GLOBAL:

Conter a degradação do meio ambiente e construir um futuro em que o homem viva em harmonia com a natureza através da:
- Conservação da diversidade biológica mundial;
- Garantia da sustentabilidade dos recursos naturais renováveis; 
- Promoção da redução da poluição e do desperdício


Área de atuação na Amazônia:

Conhecida em âmbito mundial como a maior floresta tropical do mundo - são 4,1 milhões de km2 de florestas somente em território brasileiro - e pelo Rio Amazonas (o maior do mundo em volume de água, com uma bacia de 7.3 milhões de km2 e 1.100 afluentes), a Amazônia é uma região vasta e rica em recursos naturais: possui grandes estoques de madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas, das quais se extraem óleos e essências para uso medicinal, cosmético e alimentício, entre outros.
A região apresenta índices socio-econômicos muito baixos e enfrenta dificuldades decorrentes da falta de infraestrutura urbana e serviços públicos - como transporte, água tratada e esgoto, energia, comunicação, escolas - bem como de tecnologia. Tais deficiências se traduzem em baixa qualidade de vida e falta de oportunidades para a população, ao mesmo tempo que elevam o custo da produção, dificultam a agregação de valor e o escoamento e, por isso,  reduzem a rentabilidade econômica.

A WWF luta para combater:

 ° Ameaças como o desmatamento (principalmente devido a queimadas, conversão de terras para a agricultura);
 ° Caça e pesca predatória de espécies da região amazônica;
 ° Degradação dos solos devido ações antrópicas desordenadas;

Para mudar esse cenário, o WWF-Brasil defende a adoção de uma agenda em prol do desenvolvimento sustentável e da conservação da biodiversidade. Para isso, baseia-se no conceito ecorregional, que leva em conta a grande diversidade de paisagens do bioma e o impacto que qualquer elemento físico ou biológico tem sobre os demais. As prioridades são as florestas, os rios e lagos, com sua flora, fauna e os povos que ali habitam. A idéia básica é valorizar a vocação florestal e aquática da região, conservando e utilizando os recursos naturais de forma racional e duradoura para beneficiar todos os segmentos sociais da região amazônica em particular e do Brasil em geral. Ou seja, assegurar o desenvolvimento econômico e social da região e do país de forma continuada.

• Incentivo à criação, consolidação e ampliação de unidades de conservação;
• Promoção do uso responsável dos recursos naturais e do manejo sustentável;
• Desenvolvimento de programas nacionais para reduzir as emissões de carbono oriundas do desmatamento;
• Proposição de áreas prioritárias para a conservação com análise de paisagens por meio de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Junte-se a nós! Afilie-se ao WWF-Brasil


O seu apoio é fundamental para continuarmos a trabalhar pelo futuro de nossas florestas, rios, animais e do próprio homem. Um planeta com qualidade de vida: isto é o que queremos deixar para nossos filhos e netos. E o nosso sucesso depende deste pequeno gesto: junte-se a nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário