quinta-feira, 15 de novembro de 2012

UFRA entre as finalistas do Prêmio Guia do Estudante - Destaques do Ano


O Prêmio é uma iniciativa da Editora Abril, realizado pelo Santander Universidades com o objetivo de reconhecer projetos de excelência realizados pelas Instituições de Ensino Superior, em quatro diferentes áreas: Combate à evasão, Internacionalização, Sustentabilidade e Integração entre Pós e Graduação. Todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação - MEC podem concorrer ao prêmio. 

A UFRA é finalista na categoria Combate à evasão, com o projeto “Reforma Curricular e Ações com Pré-Universitários” que é coordenado pela Profa. Cristina Manno, do Instituto de Saúde e Produção Animal – ISPA. O projeto foi realizado entre os anos de 2005 e 2011 e teve como objeto de estudo o Curso de Zootecnia da UFRA do Campus Belém, que também é coordenado pela Profa. Cristina, e foi apresentado no Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Regional Norte- ForGrad Norte em novembro de 2011, na Universidade Federal do Acre - UFAC. 

Projeto 

O projeto estudou o comportamento e as particularidades dos estudantes do curso de Zootecnia, da instituição e da sociedade para com o curso, gerando um levantamento de dados para a adoção das medidas. Destacam-se, entre as principais iniciativas adotadas, a concentração dos horários de estudo em apenas um período letivo, de forma a oportunizar ao estudante a manutenção de seu vínculo empregatício, o combate ao total desconhecimento da profissão Zootecnista pela sociedade, com frente de trabalho atuando junto às escolas de ensino médio, participação em feiras vocacionais, divulgação em veículos de comunicação, através da organização de eventos regionais e nacionais, e participação em publicações voltadas ao estudante do ensino médio, como guias pré-vestibulares. 

Outra iniciativa que merece destaque é a recepção durante os eventos da instituição, como a Semana do Calouro, oportunidade para que as novas turmas de ingressantes do curso possam entrar em contato com o mercado de atuação do profissional, através de relatos de Zootecnistas formados pela Instituição e bem sucedidos na sociedade. 

A manutenção do estudante na universidade também se deve a ampliação de programas institucionais e ao aumento no número de acadêmicos envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, com o apoio do corpo docente. As obras e construções para a melhoria na infraestrutura física destinada às aulas teóricas e práticas, aliadas a reforma curricular do curso, como a redução da carga horária de disciplinas obrigatórias, a modernização dos conteúdos curriculares e a adoção do sistema de eixos temáticos, também tiveram papel fundamental para o resultado alcançado. 

Por fim, o trabalho da Coordenação do Curso de Zootecnia, visto estas problemáticas que preocupou- se em estruturá- lo e fortalecê- lo cada vez mais, incentivando os alunos e, principalmente, desenvolvendo ações e buscando soluções para solucionar ou amenizar os problemas encontrados. 

Desde o ano de 2006 o Curso de Zootecnia participa da qualificação nacional dos cursos, realizada anualmente pela Editora Abril, trabalho que gera o Guia do Estudante. Numa escala que vai de uma a cinco estrelas, o curso de Zootecnia do campus Belém foi classificado com três estrelas, de 2006 a 2008, e de 2009 a 2012 alcançou a marca de quatro estrelas, firmando-se como um dos melhores do país. 

Para a Profa. Cristina, é de extrema importância o reconhecimento de uma ação como esta que vem sendo realizada pelo curso de Zootecnia, e pela própria Universidade, há cerca de 6 anos, em prol da redução das taxas de evasão e retenção, e que agora, a partir de 2010, começa a dar resultados. "As práticas adotadas, na sua maioria muito simples, refletem que, não importa há quanto tempo o curso existe, ou o tamanho da Universidade, ou a região à qual ela se insere, todo o esforço gera frutos, basta acreditar na ideia e perseverar”, ressalta ela. 

Resultados 

Os resultados refletem-se no próprio processo seletivo da Instituição. A demanda por vaga do curso de Zootecnia para o Campus Belém saltou de 12, em 2008, para 20,5 candidatos por vaga em 2012, colocando-o como o terceiro mais concorrido da Universidade. Outra conquista para o curso, considerada a mais importante, foi a redução do índice de evasão a partir da adoção da nova matriz curricular. 

A turma de 2010 apresentou 9,6% de evasão no primeiro ano, e a evasão média no primeiro ano desde então permanece abaixo de 14%, o que representa menos de 50% da evasão apresentada em média entre os estudantes das turmas de 2001 a 2007 para o primeiro ano do curso, muito abaixo da média nacional, que segundo publicação de Silva Filho em 2007, seria de 22%. 

Premiação 

As instituições vencedoras em cada uma das quatro categorias serão reveladas no dia 21 de novembro, durante a cerimônia dos Prêmios Santander Universidades, que será realizada em São Paulo. Como premiação, as instituições ganhadoras receberão um troféu criado exclusivamente para a ocasião, o troféu “Guia do Estudante – Destaques do Ano” e veiculação do nome da universidade como ganhadora nas principais revistas da Editora Abril. 


Confira os finalistas acessando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário