sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Campus de Ananindeua terá Bacharelado em Ciências e Tecnologia


Em reunião realizada na quinta-feira, 22, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou a oferta do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia, no Campus de Ananindeua. Este será o sexto curso na área ofertado no Brasil e o primeiro na Região Norte, com 50 vagas que já estarão disponíveis para o Processo Seletivo 2014 da UFPA.
Com a decisão do Consepe, a Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade deverá iniciar o Processo de Autorização do Curso, por meio do Sistema online e-MEC para fins de credenciamento.
Profissão - O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com formação em ciências exatas e nos princípios básicos das engenharias, ele está habilitado para atuar em setores como mercado financeiro, indústria ou empresas de tecnologia. Pode trabalhar, também, em organizações públicas e no terceiro setor. Outra opção é partir para o ensino, como professor de Matemática ou Física. Neste caso, é preciso fazer a complementação de estudos em uma licenciatura.
Além de Ciências e Tecnologia, será ofertado no Campus de Ananindeua o curso de Engenharia de Materiais, também com 50 vagas. Este, porém, já possuía projeto pedagógico, uma vez que era ofertado pelo antigo Campus da UFPA em Marabá. De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, “ambos (cursos) visam formar profissionais com competência e conhecimento para atender as demandas de ordem tecnológica na região, a qual é sede de um polo industrial”, justifica.
Inicialmente, os cursos serão ministrados nas dependências da Faculdade da Amazônia (FAAM), localizada na Rodovia BR 316. O novo campus da UFPA está em fase de construção e vai funcionar na Granja do Icuí-Guajará, antiga residência do governador. O espaço também vai abrigar os prédios da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).
Estrutura - O futuro campus constará de cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, com 30 micros em cada sala, uma biblioteca, oito laboratórios diversos, três salas de secretaria, duas salas administrativas e uma sala de professores residentes. Os recursos virão do Ministério da Educação (MEC), em parte, já disponibilizados, segundo informa a coordenadora do campus, professora Edilza Fontes. Ainda segundo a professora, o campus também já tem vagas garantidas para concurso de servidores, técnico-administrativos e docentes.

Texto: Ericka Pinto e Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos Laís Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário