domingo, 6 de outubro de 2013

Brasil não prioriza intercâmbio e qualidade de artigos científicos

Fonte: www1.folha.uol.com.br
REINALDO JOSÉ LOPESCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A queda da USP e da Unicamp neste ano no ranking THE precisa ser colocada em perspectiva mais ampla, tanto pelo que reflete com fidelidade a respeito do ensino superior brasileiro quanto pelo lado mais questionável desse tipo de avaliação.

O THE informa que os dois componentes que mais pesaram na queda foram pioras na pesquisa de reputação e no impacto da pesquisa produzida nessas universidades. São elementos bem diferentes.

A reputação é medida basicamente por questionários enviados a milhares de acadêmicos mundo afora. Não parece improvável que possa sofrer variações bruscas ano a ano. E, claro, a reputação é o clássico exemplo do fenômeno "quem é rico fica mais rico": a chance de Harvard, MIT e Oxford concentrarem as menções é sempre muito mais elevada.

Por outro lado, o intercâmbio internacional relativamente baixo e o pouco domínio do inglês são fatores reais que podem barrar um aumento mais consistente da reputação.

A coisa fica mais objetiva, porém, quando se fala no impacto da pesquisa, medido por citações --quantas vezes um artigo científico é citado por pesquisadores mundo afora

Nesse ponto, o consenso entre especialistas parece ser que o Brasil teve sucesso em aumentar o volume de artigos --é a 13ª nação em número--, mas a qualidade, medida (de modo cru, é verdade) pelo total de citações, deixa a desejar.

Seria um erro, porém, considerar essa uma barreira intransponível. No ranking por áreas do conhecimento, o THE coloca a USP num honroso 93º lugar em ciências biológicas.

O desafio, portanto, parece ser superar a "adolescência" focada na produção bruta de muitos artigos e identificar as áreas de pesquisa nas quais é possível fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário