domingo, 21 de setembro de 2014

Instituto de Estudos Costeiros lança o Prêmio Jovem Cientista do Campus de Bragança

Olá a todos os discentes da UFPA/Campus de Bragança, é com grande satisfação que parabenizamos a nossa querida aluna Suélly Fernandes da turma de 2011 do curso de Engenharia de Pesca, é uma discente exemplar e bastante dedicada a pesquisa, e por isso não poderia ser diferente! Ela foi nesta ultima quinta-feira (18-09) a vencedora do Prêmio Jovem Cientista do Campus de Bragança-UFPA. Segue abaixo a notícia sobre o evento divulgado no portal da UFPA.

Fonte: www3.ufpa.br


Com a proposta de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes de graduação, o Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Bragança, lançou este ano o Prêmio Jovem Cientista. A solenidade de entrega da premiação ocorreu na última quinta-feira, dia 18, com a presença de representantes da Administração Superior da UFPA, professores, alunos, técnicos, além de representantes de autoridades do município.
Nesta primeira edição do concurso, vinte trabalhos acadêmicos foram submetidos à avaliação. O trabalho vencedor foi o da aluna Suélly Cristina Pereira Fernandes, da Faculdade de Engenharia de Pesca. Ela recebeu a menção honrosa da Universidade e a premiação em forma de auxílio financeiro do Instituto (para a cobertura de diárias e passagens) para participar de um evento científico nacional em 2015, onde deverá apresentar um trabalho como autora principal ou co-autora.
Prêmio Jovem Cientista - A ideia de premiar alunos surgiu após o 3º Seminário de Iniciação Científica do Campus de Bragança, realizado em setembro do ano passado. A Direção do IECOS apresentou na Congregação do Instituto a proposta de criação do Prêmio Jovem Cientista, a qual obteve aprovação unânime. Posteriormente, a mesma foi homologada no Conselho do Campus.
Neste ano, o Seminário de Iniciação Científica contou com a participação de cerca de 100 alunos do Campus, que apresentaram seus trabalhos científicos. Foram alunos bolsistas PIBIC, de outras fontes e voluntários.
Segundo o Diretor Geral do Instituto, Pedro Chira Oliva, a premiação é um reconhecimento ao trabalho acadêmico do aluno, contribuindo ao mesmo tempo para a formação de recursos humanos para a área da pesquisa na região.
Prêmio IECOS – A iniciativa do Instituto de Estudos Costeiros também se estende para professores e servidores técnicos do IECOS. Pelo terceiro ano consecutivo, eles receberam o Prêmio IECOS, nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão e Servidor Técnico. Este ano, os docentes contemplados foram: Rauquírio Marinho da Costa (Ensino), Fernando Abrunhosa (Pesquisa), Carlos Cordeiro (Extensão) e Raimundo Nonato Teixeira da Silva (Servidor Técnico).
De acordo com Pedro Chira Oliva, no final de 2012 a Direção propôs a implantação do Prêmio IECOS que foi aprovada unanimemente. A proposta de premiação surgiu durante a construção das diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) para nortear as ações/atividades do IECOS no triênio 2013-2015. “Este Prêmio é uma das ações propostas pela Unidade em 2012 para atingir o objetivo de valorizar os servidores com foco nos resultados. É uma maneira de incentivar e reconhecer os servidores (docentes e técnicos) do IECOS, que se destacaram ao longo do ano”.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Arquivo/ IECOS/Campus de Bragança

Nenhum comentário:

Postar um comentário