sábado, 20 de setembro de 2014

Pesquisadores de SC reaproveitam resíduos descartados pela indústria



Fonte: http://g1.globo.com

Os pesquisadores de Santa Catarina estão conseguindo aproveitar melhor os resíduos de alimentos descartados pela indústria. Os produtores estão animados com as novidades tecnológicas. Um dos produtos é o presunto de tilápia, receita que leva proteína vegetal, temperos e alguns aditivos. A novidade deve chegar ao mercado em janeiro de 2015.

Em uma propriedade de Chapecó são produzidos mais de seis mil litros de leite por dia. O material é vendido para indústrias da região. Depois que os queijos e iogurtes são feitos, sobra o soro do leite. Geralmente, esse produto é reutilizado para fazer bebidas lácteas, leite em pó ou ração animal. Os pesquisadores catarinenses desenvolveram um novo produto para aproveitar melhor esse material.
O projeto do petit suísse, um tipo de queijo doce, está sendo desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. “Ele é um produto relativamente barato para a empresa porque a base é um resíduo descartado pela indústria sem nenhum valor agregado”, diz Andreia Faion, engenheira de alimentos do Senai.

Outro produto desenvolvido é do presunto de tilápia. “Foi desenvolvido para o aproveitamento de toda cadeia alimentar da proteína de pescado. Reaproveita o filé pequeno de pescado que não está sendo utilizado porque não tem valor comercial no mercado”, explica Milto Defaveri, tecnólogo em alimentos do Senai.

Foram oito meses de testes até encontrar a fórmula ideal. A receita leva proteína vegetal, temperos e alguns aditivos. O material é misturado ao filé do peixe que, depois de embutido, é cozido e defumado.

A expectaiva é grande entre os produtores. A criação feita em tanques instalados no lago da Usina Hidrelétrica de Itá, no oeste de Santa Catarina, deve aumentar. Os produtores que fazem parte da cooperativa responsável pela produção querem ampliar o negócio de 148 para dois mil tanques. O projeto tem apoio do governo federal. A novidade chamou a atenção de outras empresas que já encomendaram pesquisas para a produção de outros produtos à base do filé de tilápia.


“A tilápia é o frango da água. Do jeito que se faz com outras atividades, nós estamos trabalhando com a tilápia”, diz Anastácio Matos, Engenheiro de Pesca da Epagri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário