terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Reitor Carlos Maneschy comenta resultado da avaliação trianual divulgada pelo MEC


Fonte: Portal UFPA
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, comentou o resultado da avaliação trianual divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), na semana passada, sobre os cursos de graduação da Instituição. A administração superior esclarece que está tomando todas as providências para corrigir as situações pontuais de cursos com desempenho não satisfatórios e que o resultado não altera a matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2013 (PS 2013) e contraria a tendência de melhoria e crescimento da Instituição.

Das 60 graduações da UFPA avaliadas entre os anos de 2008 a 2011, quatro cursos tiveram desempenho não satisfatório e receberam igual ou menor que dois, em uma escala de zero a cinco. São eles: Engenharia Mecânica (Belém), Letras e Pedagogia (Breves) e Letras (Bragança). “Este resultado contraria o que se observa em relação às melhorias e aos resultados obtidos pela UFPA nos últimos anos, sendo que o conceito geral da própria universidade recentemente subiu da nota 3 para a nota 4, em uma escala de 1 a 5”, afirma o reitor da Universidade, Carlos Maneschy.

Matrícula garantida - "Não há nenhum bloqueio na realização de matrículas em relação a estes cursos para o Processo Seletivo realizado este ano. Os estudantes aprovados no vestibular terão sua matrícula garantida pela UFPA. O que precisamos fazer diante deste quadro é apresentar ao Ministério da Educação um Plano de Melhorias para cada curso e informar alguns dados nos diversos sistemas. Não temos dúvidas de que o plano será aprovado e de que não haverá, no caso da UFPA, qualquer alteração no que se refere ao funcionamento e à oferta de vagas", disse o reitor.

Entre os investimentos previstos nos planos de melhorias, estarão ações voltadas para a infraestrutura predial e laboratorial, algumas adequações em Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e conscientização dos estudantes sobre a importância do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o qual corresponde a 55% da média obtida pelos cursos de graduação. A expectativa da Instituição é encaminhar os Planos de Melhorias ao MEC em um prazo de até 60 dias.
"Em relação à qualificação do nosso corpo docente, estamos tranquilos, porque a UFPA possui o mais alto índice de qualificação docente entre as instituições da Amazônia e vence esteranking com uma margem considerável, muito acima do índice exigido pela lei", explica Carlos Maneschy.

Investimentos - Sobre os cursos com problemas na avaliação, o dirigente da Universidade atribui o desempenho insatisfatório à necessidade de investimentos em infraestrutura e ao fato de alunos não terem participado do Enade. "Precisamos mostrar aos estudantes que o resultado desta avaliação é importante não apenas para cada aluno concluinte convocado a participar, mas também para o futuro dos estudantes que ainda desejam ingressar na Universidade, para os que já estão cursando estas graduações e para a própria instituição em si", pondera o reitor da UFPA.

Carlos Maneschy ainda reitera o caso especial do curso de Letras, em Breves, no qual os estudantes da cidade localizada na Ilha do Marajó foram lotados para fazer a avaliação em Belém e tiveram dificuldades para viajar e realizar o exame.

Enade 2011 -
 O exame avaliou mais de 27 cursos de graduação em todo o país, entre eles: os Bacharelados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; Bacharelados ou Licenciaturas em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; Licenciaturas em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música, e os cursos tecnológicos em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

Exatos 8.285 alunos da UFPA, de cerca de 60 graduações distintas, do Campus de Belém e dos campi do interior, foram inscritos para fazer o Enade em 2011.
Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

4 comentários:

  1. Minha preocupação maior é com o reconhecimento do MEC ao curso de graduação em engenharia de pesca.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, entendemos sua preocupação quanto ao reconhecimento do curso, mais uma conquista foi garantida a nós, agora com a formação já termos o direito a Diploma, e o reconhecimento e só questão de agendamento, pois o que falta e a visita do MEC ao curso para ser feita a avaliação, no que sabemos e que tem uma visita prevista até julho deste ano, então ficaremos aguardadando.

    Uma verdade, o curso esta cada vez mais crescendo e se desenvolvendo, e imprescindível que não haja o reconhecimento de nosso curso, então pode ter confiança amigo que logo logo nosso curso será reconhecido =D

    ResponderExcluir
  3. Me expressei mal, quando falei sobre curso de engenhara de pesca e sobre sua legalização, me referia apenas ao curso da UFPA, campus Bragança-Pa. Há anos escuta-se o boato de que o MEC vai visitar, quase todo ano isso ronda pelo campus, mas eu sempre me pergunto; "se eu me formar sem a faculdade ser reconhecida pelo MEC e depois de formado o este, finalmente, reconhecer o curso, meu diploma terá validade e será reconhecido?"
    Essa visita em Julho é certeza?
    Obrigado!
    Obs: acho que houve um erro de digitação em , "imprescindível que não haja o reconhecimento de nosso curso"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já fiquei sabendo que terá uma visita ao nosso curso no dia 3 de abril de 2013, o que falta e apenas esse bendito reconhecimento do curso, mais os alunos formados em Bragança já saem com diploma e é sim reconhecido, pode fica tranquilo que após formado não terá problemas no exercício da profissão. Agora e só aguarda para que essa visita aconteça para resolve de uma vez essa questão. Estaremos divulgando aqui o resultado desta visita. abraços

      Excluir