segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Governo pretende usar resíduos de pescado na produção de biodiesel

Além de ampliar as fontes para a obtenção do biocombustível, a iniciativa visa aproveitar recursos que são rejeitados e podem poluir o ambiente

Fonte: http://www.usp.br - Resíduos do processamento do pescado
Fonte: Pecuaria.com.br 

Um acordo entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Petrobras Biocombustível pretende aumentar as pesquisas para a geração de tecnologias que viabilizem a utilização de gorduras de vísceras de peixes para a produção de biodiesel. O documento foi assinado no dia 25 de outubro durante o evento de lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que pretende ampliar a sustentabilidade da pesca no Brasil.
As matérias-primas que seriam usadas para a produção de biodiesel são as sobras da pesca, material que, muitas vezes, é jogado na água ou no lixo, contaminando o ambiente. Com o acordo, o governo federal pretende aumentar o aproveitamento dos recursos pesqueiros e aquícolas, além de possibilitar uma fonte de renda alternativa aos pescadores.
As vísceras de peixes podem ser uma matéria-prima alternativa para a produção de biodiesel, assim como o sebo de boi que, de material não aproveitado, passou a ser a maior fonte para a produção do biocombustível. A Petrobras já realiza um projeto no Ceará, no qual pesquisa a viabilidade do óleo de peixe na produção de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário