terça-feira, 25 de dezembro de 2012

LUTO pela morte do militante do MST


E com grande tristeza que anunciamos a morte do ativista Sr. Mamede Oliveira, o Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca - CAEP-UFPA declara LUTO oficial pelo assassinato do ativista. No dia 17 de julho de 2012 o grupo PET-PESCA do campus de Bragança realizou uma visita técnica ao LAPO (Lote Agroecológico de Produção Orgânica) onde formos grandiosamente recebidos com todo o carinho pelo Sr. Mamede e Sua esposa dona Teo, a intenção do grupo era de aprender através da vivencia e pratica a respeito de agroecologia, foi um grande dia de aprendizado e que certamente estará em nossas memorias para todo o sempre.

Sr. Mamede explicando sua vivencia agroecológica ao grupo.

Queremos deixa nossa nota de pesar e dize também o quanto e triste a perda do Sr. Mamede, e que certamente fará muita falta aos movimentos sociais, uma pessoa honesta e trabalhadora, de respeito e comprometido com o bem-estar social e ambiental, de bom caráter e que certamente inspirou muitos jovens e com toda certeza continuará motivando através de conceitos e ideologias repassados. Esperamos que seja feito justiça e que o(s) culpado pelo assassinato do ativista seja(m) punido(s). Leia a seguir uma nota sobre o ocorrido retirado do blog Candidoneto.blogspot.com.br.

O assentado Mamede Oliveira foi executado com dois tiros na manhã de domingo, 23 de dezembro, no Projeto de Assentamento Mártires de Abril, na região metropolitana de Belém. 


Conforme informações preliminares uma pessoa não conhecida chegou à casa de Oliveira pedindo para conhecer o apiário. E em seguida puxou a arma e disparou dois tiros contra o ativista.

Mamede e sua esposa,  Dona Teo, desenvolviam uma experiência em agroecologia no lote do assentamento cujo nome é uma homenagem aos sem terra executados no Massacre de Eldorado, sudeste do Pará, em 1996.

Por conta da inciativa em agroecologia era recorrente a visita de pesquisadores para conhecer o lote da família. 

Grupo PET-PESCA em visita técnica ao LAPO.


Assista o vídeo que mostra a experiencia agroecológica desenvolvida no assentamento AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário