quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

UFPA terá três novos cursos de doutorado em 2015




Economia, Engenharia Civil e Ecologia são os novos cursos de Doutorado da Universidade Federal do Pará. Os cursos foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na última semana, e serão iniciados em 2015. Também foram aprovados o Mestrado Acadêmico em Química Medicinal e Modelagem Molecular e o Mestrado Acadêmico em Ecologia.
Pioneiro na região - O Doutorado em Economia será o primeiro da Amazônia e terá uma área de concentração, Desenvolvimento Econômico Regional, abrangendo três linhas de pesquisa: Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável; Economia Regional e Urbana; e Economia, Sociedade e Meio Ambiente. Na primeira seleção, dez vagas serão ofertadas. O curso integrará o programa de Pós-Graduação em Economia, que já oferece o nível de mestrado.
O Doutorado em Engenharia Civil, também o primeiro na região, ofertará seis vagas, para a formação em duas áreas de concentração: Engenharia de Construção Civil, com uma linha de pesquisa em Estruturas e Construção Civil; e Engenharia Hídrica, com uma linha de pesquisa em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Desde 1999, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil já oferece o nível de mestrado.
O Programa de Pós-graduação em Ecologia resulta de uma associação entre a UFPA e a Embrapa e iniciará com os níveis de Mestrado e Doutorado. Serão ofertadas quinze vagas de mestrado e dez vagas de doutorado. O programa terá uma área de concentração, Ecologia, e quatro linhas de pesquisa: Ecologia Teórica e Aplicada, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, Ecologia de Organismos e População, e, Ecologia de Paisagem.
O Mestrado Acadêmico em Química Medicinal e Modelagem Molecular terá quatro linhas de pesquisa: Farmacologia e Toxicologia Celular e Molecular, Inovação Terapêutica, Modelagem e Simulação Computacional, e Síntese e Modificações de Moléculas Bioativas. O curso iniciará com a oferta de 25 vagas.
Fortalecimento - Para o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, com a aprovação dos novos cursos a UFPA dá mais um passo no fortalecimento de seu parque de pesquisa e da sua capacidade de formação de recursos humanos de alto nível para toda a região amazônica. “A aprovação dos cursos é um reconhecimento da expansão e do avanço qualitativo da pesquisa na UFPA, algo que merece ser celebrado por todos nós”.
Segundo o pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho, a UFPA está respondendo com eficiência às demandas da sociedade. “Nossos pesquisadores têm buscado a excelência na pesquisa, alcançando resultados extraordinários. Além de possibilitar a expansão da formação na pós-graduação, esse salto de qualidade impacta positivamente o ensino de graduação, como mais oportunidades de treinamento em pesquisa e maior e melhor infraestrutura para novos projetos.”
Texto: Divulgação / Propesp


Nenhum comentário:

Postar um comentário