sábado, 21 de fevereiro de 2015

Codevasf faz diagnóstico de piscicultura em quase 5 mil tanques-rede

Créditos : Cássio moreira / Codevasf.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou um relatório com dados de 2013 sobre a distribuição de áreas e de produtores de pescado em tanques-rede, volume de produção, preço médio e rentabilidade da criação de peixes, entre outras informações que dão uma dimensão do funcionamento da cadeia produtiva na região.
O apoio da Codevasf à piscicultura em tanques-rede no reservatório teve início nos anos 2000 e, desde então, já gerou centenas de empregos para pescadores e agricultores ribeirinhos.
O trabalho foi conduzido pela equipe do Escritório de Apoio Técnico de Morada Nova de Minas. De 22 de maio a 1º de julho de 2013, foram realizadas visitas às estações de piscicultura, período em que foram levantados, entre outros, dados sobre questões administrativas, comerciais, produtivas, de manejo e sanitárias.
O zootecnista Antonio Jessey, analista em desenvolvimento regional da Codevasf que acompanhou o processo, explica que a publicação é voltada ao setor governamental, que poderá gerar políticas públicas de forma a impulsionar e fiscalizar o setor; a empresas e produtores, que poderão ter dados históricos para expandir suas atividades e trazer seus negócios à região; e, finalmente, aos acadêmicos, que, de posse das informações divulgadas, poderão complementar suas pesquisas científicas.
“A importância desse documento está justamente em condensar e organizar esses dados de forma que possam ser usados de maneira prática. Outro ponto importante é que, com esse relatório e outros que virão posteriormente, seremos capazes de traçar um histórico da aquicultura em tanques-rede no reservatório de Três Marias, observar o crescimento ou retração desse setor na região ao longo de um período e estimar um quadro futuro de como estará a atividade daqui a dez anos, por exemplo”, completa o analista.
O chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Alex Demier, reforça que “o censo aquícola tem a intenção de levantar informações para serem utilizadas por parte das entidades de diversas áreas de atuação, como ferramenta para tomada de decisão, ordenamento da atividade e planejamento estratégico.”
De acordo com o levantamento de 2013, um total de 4.864 tanques-rede estão distribuídos em sete municípios – Morada Nova de Minas, Felixlândia, Três Marias, Abaeté, Pompeu, São Gonçalo do Abaré e Biquinhas –, com produção estimada em 554 toneladas de pescado mensais e 6,6 mil toneladas anuais. O preço médio do quilo de peixe eviscerado praticado nos municípios pesquisados, no período, foi de R$ 6,19, enquanto o preço médio do quilo do filé de peixe foi de R$ 18,47.
“Consideramos esse resultado muito positivo. A produção de pescado em tanques-rede no reservatório de Três Marias é bastaste nova, iniciada por volta de 2001, com unidades de demonstração e projetos de capacitação trazidos pela 1ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Montes Claros. Quase 15 anos depois, observamos que a atividade, além de estar consolidada, também é umas das principais geradoras de recursos e de empregos”, observa Jessey.
Os exemplares do relatório do censo aquícola do reservatório de Três Marias têm número limitado e serão distribuídos a órgãos e entidades governamentais, instituições de ensino, bibliotecas, empresas privadas e produtores.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário