sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sebrae lança software de gestão para piscicultores



Fonte: http://revistagloborural.globo.com


Uma nova ferramenta promete agilizar a administração dos pequenos e médios produtores de peixe. Trata-se de um software de gestão para a piscicultura lançado pelo Sebrae, na semana passada, durante o Congresso Aquinordeste. O programa é o primeiro de uma série voltada à gestão da aquicultura. “Escolhemos um software e não um aplicativo para o produtor não ficar na dependência da internet”, diz Newman Costa, coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Aquicultura e Pesca do Sebrae.

A tecnologia conta com os seguintes módulos: gestão comercial e financeira, gerenciamento produtivo das espécies, manejo de lotes, elaboração do inventário patrimonial, controle do fluxo de caixa, gestão da biometria, monitoramento da quantidade de ração por lote, acompanhamento da evolução econômica e financeira e supervisão da movimentação. “Testamos em alguns produtores para deixar o software fácil de ser usado”, diz Newman.

O objetivo da ferramenta é facilitar o dia a dia do piscicultor, uma vez que permite acompanhar as diversas etapas da atividade, que abrange o desenvolvimento de cada espécie, a qualidade da água, ganhos, gastos, perdas e lucro do negócio. Todos estes dados constarão nos relatórios informatizados emitidos pelo software, o que facilitará a vida do produtor no momento de requisitar um financiamento das instituições financeiras. “Para o banco é um demonstrativo da estrutura que o produtor tem e, se tem capacidade de pagar ao empréstimo”, diz a coordenadora.


O software é gratuito e será disponibilizado a partir de fevereiro em pelo menos em cinco Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Mas para ter acesso à ferramenta, o piscicultor terá que passar por um treinamento do Sebrae. “Estamos desenvolvendo a capacitação e, passando por ela, o produtor terá o direito de levar a licença para o uso do software”, explicou Newman.

2 comentários:

  1. qual o nome do software? software de gestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos o nome do software, mas a aquisição dele só é possível mediante treinamento do Sebrae, esse software não é um produto que você encontre disponível para download ou venda. Esperamos ter respondido da melhor forma sua pergunta, abraços.

      Excluir