quarta-feira, 6 de março de 2013

Comunidade acadêmica elege política pública como tema para Semana do Calouro


“Política Pública e Desenvolvimento Local” será o tema da Semana do Calouro 2013, escolhido pela comunidade acadêmica, por meio de uma enquete virtual, realizada pela segunda vez na UFPA. A enquete foi elaborada pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg). A temática deverá ser referência para vários eventos no decorrer do ano.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur, o tema foi sugerido porque é importante fazer com que a transferência de tecnologia para a sociedade se debruce sobre as mais diferentes áreas: habitação, saúde, saneamento, alimentação e nutrição, escola, educação, cultura e lazer, entre outros. É importante compreender o local de execução das políticas públicas, visando ao desenvolvimento próprio. “O tema reconhece a necessidade de tapar abismos, uma vez que é necessário o diálogo da universidade para a formação de políticas públicas. Ele, da mesma forma, reúne, de maneira interdisciplinar, institutos e campi diferentes”, afirma.
Recepção - No dia 4 de abril, a UFPA realiza a recepção oficial dos calouros 2013. A programação inicia às 7h, com o credenciamento no Centro de Eventos Benedito Nunes. Para receber o kit do calouro, o aluno deverá trazer 1 kg de alimento não perecível e apresentar comprovante de sua Habilitação. Além disso, no mesmo dia, será realizada a doação de sangue, no posto móvel do Hemopa, para aqueles com interesses em doar.
A programação da aula também conta com apresentação dos dirigentes da Reitoria e das Pró-Reitorias, às 9h. Logo após, às 9h30, será dado o início à cerimônia de recepção, seguida pela entrega da premiação aos primeiros colocados do Processo Seletivo. Às 11h, será dado início à programação cultural promovida pela Proex.
Durante o ano -  De acordo com a coordenadora de Apoio ao Discente (CADIS) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Rita Véras, responsável pela Programação do Calouro, “desde o ano de 2012, foi detectado – após reuniões - que o calouro tinha muita ansiedade e curiosidade em ser recebido pelos gestores da Instituição, ou seja, pelo reitor e pelos pró-reitores. A partir daí, iniciamos um trabalho de socializar o tema/evento com esses gestores (enviando convite a todos), para que cada um contribuísse com uma abordagem sobre o assunto. Lembramos, ainda, que, anualmente, o tema escolhido, após enquete, norteia as ações que serão desenvolvidas durante o ano, iniciando sempre com o evento “Recepção do Calouro”, explica Rita.
Confira aqui a programação do evento.
Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento

Aos Calouros dos cursos do Campus de Bragança aguardem que logo estaremos divulgando a programação, e aos calouros do curso de Engenharia de Pesca estaremos divulgando esse mês a programação específica, aguardem que teremos muitas novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário