Fonte: Ambiente Brasil, Mar/2013 (http://noticias.ambientebrasil.com.br)
Uma equipe internacional de cientistas encontrou evidências de micro-organismos vivendo dentro de pedras basálticas encontradas logo abaixo do fundo do Oceano Pacífico – cobertas por 2,5 km de água e centenas de metros de sedimentos.
A pesquisa, publicada na última semana na renomada revista “Science”, revelou a existência de um vasto “ecossistema” nestas rochas. Os micro-organismos (bactérias, fungos e outros seres) vivem em total ausência da luz e quase totalmente desligados do mundo exterior, segundo o jornal britânico “Daily Mail”.
Exemplares de pedras foram retiradas do fundo do Pacífico, próximo à costa Oeste dos Estados Unidos. Analisando estas rochas, os pesquisadores encontraram sinais de que micro-organismos vivem ali. “Nós encontramos as primeiras evidências diretas de vida enterrada profundamente abaixo da crosta oceânica”, afirmou o biólogo Mark Lever, da Universidade da Dinamarca, um dos autores do estudo.
“Nossa descoberta sugere que há um vasto ecossistema nas rochas, que sobrevive fazendo quimiossíntese”, disse Lever. A quimiossíntese é o processo de produção de matéria orgânica através de substâncias inorgânicas, sem necessidade de luz solar.
“Há pequenas porções nas rochas basálticas do fundo do oceano e a água escorre sobre elas”, afirmou o pesquisador. “A água provavelmente reage com compostos minerais e ferro, e libera hidrogênio. Os micro-organismos usam o hidrogênio como fonte de energia para converter dióxido de carbono em material orgânico.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário