sexta-feira, 29 de março de 2013

CONAPE confirma que 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca será realizada em novembro

Fonte: MPA, Mar/2013 (http://www.mpa.gov.br)

O ministro Marcelo Crivella prestigiou a abertura da primeira reunião ordinária em 2013 do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), na manhã de quarta-feira (20/03), em Brasília. Segundo ele, apesar de os brasileiros comerem pouco peixe – menos do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o País tem de importar pescado para atender à sua demanda. Para ele, é preciso superar as dificuldades e viabilizar o aproveitamento dos reservatórios do País para a produção pesqueira. 

O ministro solicitou que os conselheiros incluíssem em sua pauta a discussão de políticas para a lagosta e a pesca de arrasto. Entre as medidas aprovadas pelo conselho ao longo do dia está a realização da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca nos dias 5 a 7 de novembro, em Brasília. Ficou acertado que este grande evento – em que a categoria discute as questões mais importantes para a aquicultura e a pesca brasileira - será precedido por conferências estaduais e regionais nos meses de junho a agosto. 

Outra importante decisão do CONAPE, que representa as bases do setor pesqueiro e aquícola nacional e conta com 54 conselheiros é promover o Iº Encontro Nacional de Saúde e Segurança na Pesca Artesanal e Industrial, conjuntamente com a 4ª Conferência Nacional, na capital federal. O encontro terá o apoio, além do Ministério da Pesca e Aquicultura, dos ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Trabalho/Fundacentro e da Marinha do Brasil. 

Plano Safra Na parte da tarde, Alexandre Giehl, coordenador geral de Assistência Técnica, Capacitação, Associativismo e Cooperativismo da Pesca e Aquicultura (SEIF), do MPA, fez uma exposição sobre o andamento do Plano Safra. Lançado em outubro do ano passado, o plano, segundo Alexandre, já tem os primeiros números que comprovam o seu impacto no mercado. No último trimestre de 2012 a rede bancária oficial acertou 7.494 contratos pelo plano, que envolveram recursos da ordem de R$ 115 milhões. 

O Plano Safra disponibiliza ao todo no mercado R$ 4,1 bilhões e tem a meta de levar o Brasil a produzir 2 milhões de toneladas de pescado até o final de 2014. Os conselheiros também discutiram temas como a pesca industrial do País. 

O CONAPE confirmou ainda a programação de suas reuniões ordinárias em 2013. Elas ocorrerão em maio, nos dias 21 e 22; em agosto, nos dias 27 e 28; e em novembro, dias 26 e 27. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário