sábado, 27 de abril de 2013

Projeto de Piscicultura do Acre vira referência para o Brasil

Até 2014 o governo do Acre deve investir mais de R$ 90 milhões na piscicultura acreana (Foto: Angela Peres/Secom)


O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou projetos estruturantes para fortalecer a aquicultura nacional no âmbito do Governo Federal. O Programa de Piscicultura do Acre foi escolhido como um caso de sucesso na área de piscicultura no Brasil.
A solenidade de anúncio dos projetos aconteceu na última quinta-feira, 18/04, em Brasília. Estiveram presentes representantes e dirigentes de governos estaduais, consórcios públicos intermunicipais e prefeitos. Na ocasião, três programas de sucesso nas áreas de Piscicultura e Carcinicultura, e de Aquicultura de irrigação foram apresentados para que sirvam de modelos para os demais Estados brasileiros. O programa do Acre foi destaque na área de piscicultura.
Segundo Crivella, todos os projetos a serem financiados futuramente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) deverão englobar a cadeia produtiva de forma integrada, sendo composto basicamente: por uma unidade de produção de alevinos, fábrica de ração e unidade de processamento, a exemplo do que já acontece no Acre.
Esse novo modelo de gestão, em que o Acre é  pioneiro, e agora serve de modelo para todo o país, iniciou em 2011 quando o governo do Estado criou o Programa de Fortalecimento da Piscicultura acreana e implantou o Complexo Industrial de Piscicultura.
Para o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, esse reconhecimento do MPA é a prova de que as estratégias locais apresentadas para fortalecer a piscicultura no estado estão dando certo.
“Nós inserimos em um único projeto toda a cadeia produtiva, não deixamos ninguém de fora. A piscicultura acreana envolve do grande ao pequeno piscicultor, que está lá dentro da sua propriedade, mas é sócio da maior empresa de piscicultura do Brasil, que é a Peixes da Amazônia S/A”, comemorou Magalhães.
Entenda este novo modelo de gestão que é  referência para o Brasil
O Programa de Fortalecimento da Piscicultura acreana atua de forma integrada em toda cadeia produtiva através da construção de tanques para aumento da produção, ações de capacitação e qualificação técnica dos produtores e a implantação de toda uma estrutura industrial.

Os tanques para aumento da produção estão sendo construídos nas propriedades dos pequenos piscicultores, espalhados por todo estado. Já os investimentos na estrutura industrial acontecem no Complexo da Piscicultura localizado no quilômetro 29, na BR-364, sentido Rio Branco/Porto Velho.
O Complexo é uma área de 60 hectares, onde estão sendo construídos uma fábrica de ração, um centro avançado de alevinagem e um frigorífico para processamento de peixe, esses investimentos terão capacidade de vazão à produção primária do Estado, que apresenta um ritmo de crescimento anual em torno de 15%.
Para construção do Complexo o governo criou uma empresa, a Peixes da Amazônia S/A, que tem como sócios investidores privados, o governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (ANAC) e a Central de Cooperativas dos Piscicultores do Acre (Acrepeixe), que representa 2500 famílias de pequenos piscicultores e possui 25% das ações da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário