segunda-feira, 9 de março de 2015

Sucesso na recepção dos novos estudantes do Curso de Engenharia de Pesca - TURMA 2015

A programação da Semana do Calouro 2015 do curso de Engenharia de Pesca foi um sucesso, apesar do baixo número de calouros participantes, a programação prevista foi realizada na integra. Contaremos tudo que ocorreu durante essa Semana, acompanhe abaixo.



Segunda-feira (02/03/15)

Link das fotos do dia - Picasa.com.br

No primeiro dia da Programação da Semana do Calouro, os novos estudantes do Campus de Bragança/UFPA foram recepcionados pela Coordenação do Campus, a programação contou com várias palestras durante o dia. 

Primeiramente os calouros receberam boas vindas dos diretores das unidades acadêmicas, o Profº Dr. Sebastião Rodrigues - Coordenador do Campus de Bragança/UFPA e da Profª Drª.  Simoni Santos - Vice-Diretora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). Após as boas vindas,  ocorreu a Aula Magna com o tema "Recursos Naturais: Ciências, Direito e Realidade".

A primeira palestra foi sobre a "Estrutura Administrativa do Campus de Bragança" tendo como palestrante o Servidor Administrativo Maurício Dourado da Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação – CPGA. A palestra a seguir foi sobre o vídeo a respeito das Mudanças Climáticas, contanto com a palestrante Profª Drª Janice Muriel Cunha - Vice Coordenadora do Campus de Bragança e Coordenadora Acadêmica. 

Pela parte da tarde, houve outras palestras e um espaço de debate destinada aos Centro Acadêmicos do Campus de Bragança/UFPA.

A primeira palestra da parte da tarde foi sobre a historia do município, com o tema "Bragança: historia para além de 400 anos" na fala do Profº M.Sc. Dário Benedito Rodrigues (Faculdade de História). 

Após a palestra, houve a mesa de Apresentação dos Centros Acadêmicos existentes no Campus de Bragança. Dentre os representantes discentes, o Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca o discente Marcos Ramos estava presente na mesa, apresentando e representando o CAEP, além de fazer um breve histórico sobre a fundação do Centro e as atividades realizadas desde então. 



Marcos Ramos - Vice-Presidente do CAEP/UFPA. 




Para finalizar a Programação da Semana do Calouro 2015 organizada pelo Campus de Braganga/UFPA houve a palestra de Orientação sobre o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas  - SIGAA pelo Servidor Administrativo Rubenilson Procópio (Secretário da Faculdade de Educação).



Terça-feira (03/03/15)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na terça-feira (03-03) teve inicio a Programação Específica da Semana do Calouro 2015 do curso de Engenharia de Pesca. As 8h os calouros foram recepcionados por membros do CAEP-UFPA e grupo PET-PESCA, ocorrendo varias palestras pela manhã.



Profª Drª Zélia Nunes - Vice-Diretora do Curso de Engenharia de Pesca/UFPA.




A Vice-Diretora da Faculdade de Engenharia de Pesca apresentou o corpo docente da FEPESCA (Faculdade de Engenharia de Pesca), além de fazer um breve histórico da Engenharia de Pesca Nacional e da fundação do Curso em Bragança-PA.

As 09h ocorreu a Palestra de apresentação do grupo PET-PESCA, a palestrante foi a discente Suélly Cristina Pereira Fernandes - bolsista PET-PESCA.


Discente Suélly Fernandes, Bolsista PET-PESCA/UFPA.

A segunda palestra foi sobre o CAEP/UFPA, tendo como tema "Conhecendo a Entidade Estudantil - CAEP-UFPA", sendo a Presidenta do Centro Acadêmico - Jéssica Cristina Souza Silva a palestrante. A Presidenta do Centro expôs as atividades realizadas pelo CAEP, além do histórico e as conquistas obtidas dentro da Faculdade desde o surgimento do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca.


Representante discente do Curso de Engenharia de Pesca - discente Jéssica Cristina Souza Silva (Presidenta do CAEP-UFPA).

Para finalizar a manhã de palestras, o Engenheiro de Pesca Aderson Victor Santos de Sousa palestrou a respeito do curso de Engenharia de Pesca, com o tema "Engenharia de Pesca - Presente, Passado e Futuro", falando sobre o surgimento do curso, as resoluções que regulamentam a profissão, mercado de trabalho, salário inicial etc.


Engenheiro de Pesca Aderson Victor Santos de Sousa, ex-membro do CAEP-UFPA (2012-2013).

Pela parte da tarde foram programadas três atividades com os Calouros, sendo a primeira uma Oficina de Tecnologia do Pescado, ministrada pela Profª Drª Marileide Alves e demais profissionais ligados ao Laboratório. 





No intervalo da Oficina de Tecnologia do Pescado, foi realizada as Visitas aos Laboratórios do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, para o conhecimento dos estudantes a respeito dos trabalhos desenvolvidos atualmente no Instituto. 







O Dia se encerrou com uma confraternização, contando com um delicioso vatapá e bolo de chocolate, ambos com concentrados proteicos de peixes, resultado da Oficina de Tecnologia do Pescado.



Mais fotos sobre o dia 03 de março de 2015 pela tarde: Picasa.com

Quarta-feira (04/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na quarta-feira foram planejadas visitas técnicas para empreendimentos aquícolas, tais como criação de peixes (piscicultura) em São João de Pirabas - PA e cultivo de ostras (ostreicultura) em Santo Antônio de Urindeua, Salinópolis - PA. Aproveitamos o espaço para agradecer aos proprietários por colaborarem na organização das visitas técnicas, o Sr. Pedro (Piscicultura) e a Srª Maria (Ostreicultura), no qual todos os anos contamos com a participação de ambos. 

São João de Pirabas - PA









Santo Antônio de Urindeua, Salinópolis - PA







Quinta-feira (05/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com

Na quinta-feira ocorreu a segunda Oficina, com o tema "Extensão Pesqueira" ministrada pelo Prof. Dr. Sebastião Rodrigues. A tarde houve uma Visita Técnica na Indústria de Processamento de Pescados da Região Bragantina. 






Sexta-feira (06/03)

Link das fotos do dia - Picasa.com


Para finalizar a Programação da Semana do Calouro 2015, ocorreu uma Oficina sobre prática de laboratório, com morfometria e biometria de peixes, além da identificação das espécies, e aula prática na praia de Ajuruteua. Após as atividades propostas para o dia, ocorreu uma confraternização com os participantes.







Durante a Semana do Calouro 2015, todas as atividades propostas foram realizadas com Sucesso. Agradecermos a todos que ajudaram e colaboraram para o desenvolvimento das atividades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário