quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Evento mostra a importância da música no período da Ditadura Militar

“Pai! Afasta de mim esse cálice. De vinho tinto de sangue”. A canção composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973, deixava implícito, por meio de um jogo de palavras, a crítica ao período mais obscuro da história do Brasil: a Ditadura Militar. O som título da composição é idêntico ao da palavra “cale-se”, que expressava a censura imposta pelos militares na época. Muitas canções de protesto foram censuradas e artistas foram perseguidos e exilados. Para discutir sobre as músicas e os cantores que se destacaram durante os “Anos de Chumbo”, a Universidade Federal do Pará promove o evento “A Música na Ditadura Militar”, dia 26 de outubro, às 16h, no Ateliê de Artes da Universidade.
Qualquer pessoa interessada no tema pode participar. As inscrições são gratuitas e serão feitas a partir das 15h, no local do evento. Segundo o estudante de Música Alessandro Magalhães, um dos organizadores, o objetivo é “possibilitar aos estudantes conhecer a história recente da censura nas músicas brasileiras, produzidas na época da Ditadura, e fazer relação com o que é produzido no período atual.”
A programação conta com a palestra do professor da UFPA Matias Ferreira do Nascimento, que trata não somente de música, mas também de todo o contexto que abrange o período ditatorial. Além disso, haverá apresentações musicais em voz e violão dos artistas Nanna Reis e Wendel Raiol, que irão tocar algumas canções de protesto ligadas à palestra. “A inteligência das músicas de protesto está no fato de que, além da excelente musicalidade, elas têm uma poesia de crítica e repúdio à Ditadura e eram feitas em uma linguagem metafórica, que, em muitos casos, enganava a censura. Este foi o principal motivo que inspirou esta iniciativa”, afirma.
História – A Ditadura Militar foi instaurada no Brasil entre 1964 e 1985. Foi marcada pela cassação dos direitos políticos dos opositores ao regime, repressão, censura aos meios de comunicação e aos artistas, uso de métodos violentos, como torturas e exílio contra os opositores. Foi também uma época em que o Brasil viu muitos artistas se destacarem nos grandes festivais de música. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Elis Regina e Geraldo Vandré são alguns dos nomes mais conhecidos deste período.
Pesquisa – Nas composições, estão registrados acontecimentos, movimentos políticos, situações econômicas, tendências comportamentais, ideologias e percepções do passado, do presente e expectativas de futuro de toda uma geração. Por esse motivo, as músicas de protesto do período ditatorial fazem parte do currículo do ensino médio e são cobrados em processos seletivos de ingresso nas universidades, inclusive na UFPA. O Projeto “A História em Cantos: música popular brasileira no ensino da História", desenvolvido na Escola de Aplicação da UFPA, por meio do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM), realiza oficinas que buscam novas alternativas para ensinar esse conteúdo aos estudantes do ensino médio.
Serviço:
“A Música na Ditadura Militar”
Data: 26 de outubro, às 16h.
Local: Sala Multimídia do Ateliê de Artes da UFPA, Campus Guamá.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, às 15h.
Texto: Thaís Siqueira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação/evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário