sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Peixes ornamentais de água doce: tema de curso no Instituto De Pesca


Para os que gostam de peixes ornamentais, leia essa ótima oportunidade de aprendizagem com o curso de “Montagem e manutenção de aquários e técnicas de reprodução de peixes ornamentais de água doce – noções básicas”.


Antonio Carlos Simões, Centro de Comunicação do Instituto de Pesca, www.pesca.sp.gov.br, 18 de setembro 2012 


No próximo dia 10 de novembro, das 9 às 18 horas, o Instituto de Pesca promove o curso “Montagem e manutenção de aquários e técnicas de reprodução de peixes ornamentais de água doce – noções básicas”, a ser ministrado por Maurício Keniti Nagata, pesquisador científico do Instituto, e por Júlio Cezar Ghisolfi, criador de peixes ornamentais e consultor de aquarismo. Há 30 vagas. A taxa de inscrição é R$ 100,00. O curso tem o apoio da FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio). 

O objetivo é transferir conhecimentos básicos sobre montagem e manutenção de aquários, bem como técnicas de reprodução de espécies das principais famílias de peixes ornamentais mantidas em cativeiro. 

O programa inclui: (1) AQUARISMO - introdução, equipamentos, ciclo do nitrogênio, montagem do aquário, colocação dos peixes no aquário, alimentação, doenças. (2) REPRODUÇÃO - introdução (mercado, instalações, saúde, qualidade da água e alimentação para reprodução); técnicas de reprodução e alevinagem de espécies das principais “famílias”: “vivíparos” (lebiste, espada, plati, molinésia); “killifishes” (anuais: notobrânquios, cinolébias; não anuais: afiosêmion, rívulo); “ciprinídeos” (carpa, kinguio, barbos, dânios e rásboras); “caracídeos” (néon, tetras); “anabantídeos” (beta, tricogáster, paraíso, colisa); ciclídeos (bandeira, disco, apistograma, africanos); “catfishes” (coridoras, cascudos). Está prevista também uma visita à área de manutenção e reprodução de organismos aquáticos ornamentais do Instituto de Pesca. 

O curso destina-se a estudantes, hobistas, lojistas e outros interessados. O local é o auditório do Instituto de Pesca: avenida Francisco Matarazzo, 455, Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo, metrô Barra Funda. 

Outras informações: Cibele Santos Silva, cibeless@pesca.sp.gov.br, telefone: (11) 3871-7530 ou 3871-7588. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário