segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto transforma resíduo em ração alternativa para peixe


Um projeto desenvolvido pela empresa de assistência técnica e extensão rural do estado do Pará (Emater), em parceria com a secretaria municipal de pesca de Bragança, nordeste paraense, está dando destino ao resíduo de uma fábrica de pescado do município e transformando o material em complemento alimentar para peixe.
O composto à base de escama, espinha, pele de pescado, cabeça, ossos, que utiliza ainda soro de leite e melaço de cana, transformado em laboratório em silagem desidratada em pó apresenta todos os aminoácidos essenciais para a alimentação do peixe. O processo tecnológico laboratorial foi realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Bragança.
A experiência surgiu da necessidade de fortalecer a piscicultura no município e ajudar a diminuir os custos do piscicultor com a compra da ração. Pelo menos 30% dos custos com a criação do peixe estão relacionados à ração. Além disso, o reaproveitamento do resíduo está dando um novo destino ao material que era despejado no lixão da cidade, prejudicando o lençol freático e atraindo roedores, insetos.
A equipe técnica parte agora para o segundo momento dos testes e começa a desenvolver uma tecnologia alternativa adaptada às condições do piscicultor. O espaço para o novo teste será a unidade didático-agroecológica do nordeste paraense (UDB), uma vitrine de tecnologias da Emater. Para desenvolver a produção da ração serão utilizados também produtos descartados como lixo: vasilhames plásticos, garrafas pet, baldes, que ajudarão na construção do ciclo artesanal.
Segundo a engenheira agrônoma da Emater, Maria Eduarda Sousa, o processo ainda envolve a implantação de duas unidades de observação nas comunidades Gessé Guimarães e Montenegro. Bragança é o terceiro município maior produtor de pescado no Pará que é responsável pela segunda maior produção pesqueira do brasil.

Texto:
Email: ascomematerpara@gmail.com
Site: www.emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário