segunda-feira, 30 de setembro de 2013

XXIII Encontro Brasileiro de Malacologia e I Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas


Caros colegas, profissionais e estudantes,
É com prazer que a Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa) convida a todos, estudantes, profissionais e colecionadores, a participar do XXIII Encontro Brasileiro de Malacologia, que será realizado entre os dias 22 a 26 de outubro de 2013 no Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Campus Maracanã).
Neste ano contaremos também com o I Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas, especialmente favorecendo o encontro de jovens malacólogos, taxonomistas estudantes, discutindo suas pesquisas, trocando ideias e metodologias. Em um cenário onde a descrição da biodiversidade é cada vez mais relevante, visando o atendimento de diversos campos da biologia básica e aplicada, estimular a formação de recursos humanos em sistemática e taxonomia é um dos objetivos do evento. Os dois eventos, concomitantes e complementares, serão grandes oportunidades para debates de temas da Malacologia em geral. Para atingir esses fins, contaremos com palestras plenárias, sessões de apresentações orais e sessões de painéis. O objetivo fundamental deste Congresso e do Simpósio será unir pesquisadores interessados em vários aspectos da Malacologia: Aquicultura e Pesca, Arqueologia, Biodiversidade, Biologia Celular e Molecular, Conquiliologia, Conservação, Ecologia, Ecotoxicologia, Educação e Ensino, Espécies ameaçadas, Espécies Exóticas, Filogenia, Fisiologia e Patologia, Genômica e Genética, Morfologia, Paleontologia, Parasitologia, Reprodução e Desenvolvimento, Sistemática, Taxonomia, entre outros temas correlatos.
O ano de 2013 foi definido pela Organização das Nações Unidas como Ano Internacional da Cooperação pela Água. As informações científicas produzidas por todos nós podem contribuir com subsídios para tomadas de decisões e planos de manejo, além de despertar a atenção para a preservação e sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente aqueles vinculados à água, em nosso planeta. Venham enriquecer o diálogo entre pesquisadores, estudantes, representantes de universidades, órgãos ambientais governamentais e da iniciativa privada.
Contamos com sua presença em breve no Rio de Janeiro!
Atenciosamente,

Sonia Barbosa dos Santos
Presidente da Comissão Organizadora e Presidente da SBMa

Nenhum comentário:

Postar um comentário