quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Merenda escolar incentiva os alunos a consumirem peixe



Os 1,3 milhão de alunos da rede estadual de educação comem peixe na merenda escolar, duas vezes por semana, em semanas alternadas. As 2.148 escolas do Estado recebem filés de tilápia e empanados de peixe congelados que são incluídos no cardápio dos alunos. O Governo do Paraná já investiu R$ 4,1 milhões na compra de freezers e refrigeradores para equipar todas as escolas do Paraná. 

Os novos equipamentos permitem armazenar adequadamente peixes e derivados de carne para completarem o cardápio das merendas nas escolas. O consumo de pescado nas escolas estaduais acontece desde 1989, mas antes eram utilizados enlatados. Desde o início deste ano, com a aquisição dos freezers todas as escolas da rede recebem peixes congelados. 

De acordo com a nutricionista Fernanda Brzezinski da Cunha, da Secretaria de Estado da Educação, o consumo de peixe traz muitos benefícios para os alunos. “O alimento é rico em ferro, fósforo, cálcio e proteínas”, disse. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas comam peixes pelo menos duas vezes por semana. No Brasil, a média de consumo é de 10 quilos por ano. Pela recomendação da OMS deveriam ser 12 quilos por ano. “Incluímos a opção de peixe na merenda, pois a escola também é uma formadora de hábitos alimentares saudáveis. Recebemos o retorno das cozinheiras que os alunos gostam de consumir o peixe”, explicou a nutricionista Fernanda Brzezinski. 

No Colégio Estadual Prieto Martinez, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, quando tem peixe no cardápio do dia os alunos chegam a repetir o prato. “Sempre como peixe quando tem na escola, gosto muito. Dizem que o peixe é bom para o cérebro e o sabor é bom. Como em casa também” disse o aluno Paulo Augusto, 12 anos, do 8º ano, antes de dar uma boa garfada no filé de tilápia ao molho. 


A receita da cozinheira Márcia Racoski é sucesso entre os alunos. “Eu descongelo o peixe de um dia para o outro, tempero previamente e faço grelhado no forno. Depois, coloco o molho. As crianças gostam bastante”, disse Márcia. 


Fotos: HEDESON ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário