quinta-feira, 12 de setembro de 2013

III SEMINIC do Campus de Bragança/UFPA


O seminário de iniciação científica da UFPA (SIMINIC) é um evento amplo que envolve todos os trabalhos de pesquisas do PIBIC desenvolvidos na Universidade Federal do Pará – UFPA, ocorrendo à apresentação de seminários nos diversos campis da UFPA. Esse ano estará ocorrendo a 3° edição do Seminário de Iniciação Cientifica do Campus de Bragança/UFPA, sendo um importante evento que objetiva expor os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Campus de Bragança, e esse ano será a segunda vez que a organização do SEMINIC em Bragança abre o espaço para os demais discentes bolsistas de outros programas de fomento e estudantes não bolsistas que estejam desenvolvendo trabalhos de pesquisa a apresentarem também seus estudos.

O III SEMINIC em Bragança estará ocorrendo nos dias 26 e 27 de setembro de 2013 no campus de Bragança/UFPA, contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica do campus e estendemos o convite para pessoas externas à universidade que esteja interessada em conhecer os estudos científicos desenvolvidos na UFPA. 


Informações gerais do XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA (SEMINIC)


Informamos aos bolsistas e orientadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que está disponível para consulta a Programação do XXIV Seminário de Iniciação Científica da UFPA (SEMINIC). A apresentação oral dos alunos no SEMINIC faz parte do cronograma anual de atividades do PIBIC e tem por objetivo divulgar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas durante o período vigência da bolsa. Neste ano, serão apresentados os resultados dos trabalhos de todos os bolsistas do período de agosto de 2012 a julho de 2013. Cada bolsista terá o tempo de 15 minutos para a apresentação, que será avaliada por um consultor ad hoc e um avaliador interno. 



PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC


OBJETIVOS

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores.
  • Propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.


Fonte: CNPQ

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