segunda-feira, 2 de julho de 2012

Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca marca presença na FeiVest 2012


             Boa noite pessoal, como já tinha anunciado anteriormente sobre a participação do CAEP na feira do vestibular 2012, a participação do grupo foi uma experiencia bastante gratificante, pois estávamos encarregados de esclarecer as duvidas sobre o que é o curso e como está o mercado de trabalho após formado, ajudando assim na decisão dos candidatos ao vestibular. Segue abaixo uma noticia feita pela UFPA sobre a feira onde os representantes do Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP) são entrevistados e citados no texto.


Universidade Multicampi marca presença na Feira do Vestibular 2012 

Fonte: www.ufpa.br 

         Desde 1986, a Universidade Federal do Pará possui o Programa de Interiorização, o qual tem o objetivo de levar ensino, pesquisa e extensão produzidos pela Instituição também para o interior do Estado do Pará e dar a oportunidade para que os estudantes de fora da capital entrem nesta que, atualmente, é a maior Universidade Multicampi do País. Por isso, nada mais oportuno que, na XIV Feira do Vestibular da UFPA, a Universidade Multicampi possua um espaço dedicado a todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre a atuação desses municípios do interior. 

          A FeiVest 2012 conta com dez estandes de cursos da UFPA, ofertados somente no interior. Os expositores, alunos de graduação, vieram até Belém especialmente para divulgar seus respectivos cursos, informar e tirar dúvidas dos estudantes. 

Estandes - Bruno Pessoa, estudante do curso de Engenharia Florestal em Altamira é expositor na Feira e acredita na importância que este evento tem para o jovem que está saindo do ensino médio. Assim como ele, Victor Sousa e William Gomes, expositores do curso de Engenharia de Pesca, avaliam a FeiVest como uma oportunidade de ajudar os alunos em um momento muito importante de suas vidas. “Aqui, nós podemos desmistificar certos cursos. 
         Engenharia de Pesca, por exemplo, não é só um curso em que se estudam os peixes, há muitos cálculos envolvidos. Por certa desinformação, não só no nosso, como em outros cursos, o aluno só descobre que a graduação não era bem o que ele imaginava quando já passou no vestibular”, disse Victor Sousa

             A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas, considera de extrema importância a presença do multicampi na Feira do Vestibular. “Há campi que possuem cursos que só são ofertados no interior, como o curso de Engenharia da Pesca, de Bragança; os cursos de Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, de Marabá; e o de Medicina Veterinária, de Castanhal. Esses cursos não formam só em nível de graduação, a grande maioria deles já está capacitando em nível de pós-graduação, com mestrado e até doutorado, como ocorre em Bragança, ou seja, eles são parte vital da estrutura universitária, por isso, eles têm um espaço especial aqui, na Feira”. 

            Universidade Multicampi - Na FeiVest também é possível visitar o Estande Multicampi, destinado a mostrar a história dos campi e dos cursos que fazem parte desta Universidade, mas não estão ali representados. A Feira, além de ser uma vitrine de exposição de tudo aquilo que é produzido pelos docentes, discentes e técnicos, possui também um caráter didático-pedagógico, que ajuda na orientação do aluno que passa por esse momento crucial da escolha do curso. Os alunos que saem do ensino médio, hoje, são cada vez mais jovens e a Feira aproxima mais esse aluno daquilo que ele pretende fazer. 

             “A UFPA é uma das poucas do Brasil que é multicampi, então, quando o nosso processo seletivo é aberto, estudantes de qualquer um dos nossos municípios podem fazer a prova para qualquer outro município. Por este motivo, nós trouxemos dos campi do interior dez cursos que só são ofertados nessas localidades”, destaca o coordenador da Feira do Vestibular, Mauro Magalhães. 

Momento de escolha - Mauro também ressalta que a Feira é uma importante exposição do perfil do profissional de cada curso. “Os jovens estão entrando na Universidade com uma idade muito menor do que antes e, junto com isso, vêm aquelas dúvidas. Ele ainda não está esclarecido quanto as suas expectativas profissionais. Aqui, serão três dias, 10 horas por dia, para que o estudante possa vir e tirar dúvidas, pedir esclarecimentos e desfazer algumas ideias erradas que se fazem de algumas profissões. E, aqui, a resposta é fornecida por estudantes da Academia, que já estão vivendo aquela realidade, e com isso, estamos fazendo um serviço à comunidade”. 

              Alguns campi do inteiro estão promovendo também eventos parecidos, mas de menor porte em seus municípios. Esse é o momento em que o aluno da rede pública ou privada pode se deslocar e conhecer como é a UFPA e a formação de profissionais dentro da Instituição. 

              Beatriz Santos participou da Feira no ano passado e, este ano, está como expositora no estande de Comunicação Social. “A FeiVest foi muito importante na escolha da minha carreira, porque eu ainda estava com muita dúvida, apesar de já gostar de jornalismo, mas, a partir do momento em que eu estive com pessoas que já faziam parte do curso e mostraram o que acontecia por lá e me tiraram dúvidas, fiquei muito satisfeita com as coisas que ouvi, e resolvi tentar o vestibular para Jornalismo, passei e, hoje, estou de volta à FeiVest, dessa vez como expositora”. 


Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário