sábado, 14 de julho de 2012

VII Congresso Latino Americano de Sistemas Agroflorestais para a Produção Pecuária Sustentável

               
                  Olá pessoal, pelo visto o mês de novembro esta preenchido de eventos, encontros e congressos nas mais diversas áreas do conhecimento, conheça o VII Congresso Latino Americano de Sistemas Agroflorestais para a Produção Pecuária Sustentável tendo como tema central "Sistemas silvipastoris: o caminho para a economia verde na produção animal" que ocorrerá no Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus da Universidade Federal do Pará em Belém, no período de 8 a 10 de novembro. As inscrições para participar do evento estão abertas.


O Congresso será realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), que estabeleceu um convênio com o Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuaria (CIPAV), da Colômbia, entidade idealizadora do Congresso. A seleção de trabalhos será feita por um Comitê Científico com representantes das Instituições nacionais e internacionais realizadoras do evento, que são UFPA, UFSJ, CATIE, CIPAV, Embrapa e CIRAD.


APRESENTAÇÃO

Segundo a FAO (Agencia das Nações Unidas para Agricultura e Alimentacao Mundial), a revolução na produção pecuária prevista para 2050 indica a necessidade de aumento substancial da oferta de leite e carne para satisfazer as necessidades alimentares da população em crescimento. É também previsto que uma grande parcela destas necessidades irá ser suprida pelos países em desenvolvimento, incluindo, portanto, países Latino Americanos. Para responder a esta demanda, é preciso aumentar a produtividade das áreas de pastagens já formadas, reduzir o impacto ambiental promovido pelo setor, bem como promover a conservação dos recursos naturais remanescentes.

Neste contexto, a busca por estratégias mitigatórias para redução/adaptação dos impactos das mudanças climáticas e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono para a produção pecuária passa a ter importância estratégica. Surge um cenário de interesse político para o desenvolvimento de mercados baseados em sistemas silvipastoris em larga escala, conjugando o aumento da produtividade e a competitividade dos sistemas de produção bovina com o pagamento de serviços ambientais.

As práticas silvipastoris demonstram aumentos significativos do seqüestro de carbono e na redução das emissões de gases de efeito estufa (principalmente metano), favorecendo a conservação da biodiversidade e a economia de baixo carbono. Pecuaristas Latino Americanos (carne ou leite) que adotaram as práticas silvipastoris já sentem os reflexos da potencialização do mercado de baixo carbono ou carbono neutro, em acordo com as previsões da FAO. A formação crescente de pequenas e grandes empresas voltadas para os mercados de carne e leite, certificadas em acordo com as normas de sustentabilidade e emissões de carbono, demonstram a importância inequívoca das práticas silvipastoris.

O VII congresso Latino Americano de Sistemas Agroflorestais para a Produção Pecuária Sustentável abordará as práticas silvipastoris como caminho para o desenvolvimento da pecuária verde.

Saiba mais sobre o congresso pela pagina da UFPA ou acessando o site oficial do congresso AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário