terça-feira, 24 de julho de 2012

Universidade do Amazonas cria oito novos cursos para Manaus e interior


Universidade do Estado do Amazonas disponibilizará 532 novas vagas. 
Instituição ofertará 3.569 vagas em vestibular para ingresso de estudantes.


Fonte:  G1.globo.com

A Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou, nesta terça-feira (24), a criação de oito novos cursos e ampliação do número de vagas da instituição. A partir do vestibular deste ano, serão oferecidas 3.569 vagas para estudantes ingressarem na instituição em 2013.
De acordo com o reitor da UEA, professor José Aldemir, 532 novas vagas serão disponibilizadas. Do total de oportunidades na modalidade de graduação superior, 1.675 são para as unidades que funcionam em Manaus, 1.730 para as que estão localizadas no interior do Amazonas e 164 vagas destinadas exclusivamente às populações indígenas.
“Dentre os novos cursos é importante destacar o de Engenharia Naval, o curso de Tecnologia em Produção Audiovisual, Enfermagem e vários outros cursos na área de tecnologia”, revelou o reitor.
O professor José Aldemir explicou que a Reitoria ouviu a comunidade e considerou alguns aspectos para fazer a escolha da implantação dos cursos da universidade. “Fundamentalmente, ouvimos a sociedade local. No caso específico do curso de Engenharia Naval, levamos em conta a demanda do setor produtivo articulada a uma política do estado com a criação do Polo Naval. Como nós somos responsáveis no Amazonas pela política de formação de recursos humanos, nos antecipamos e criamos o curso de engenharia que formará a partir dos próximos quatro anos engenheiros naval para atender a demanda do mercado local”, enfatizou.
Segundo ainda o reitor, algumas áreas do mercado local já são ocupadas por profissionais formados pela UEA. “Principalmente, no setor de tecnologia os nossos regressos se inserem no mercado de trabalho, mas a universidade além de atender essa expectativa do mercado, ela também oferece cursos na área da discussão do conhecimento como, por exemplo, os da área de artes. E agora estamos oferecendo o curso novo de Tecnologia em Produção Audiovisual com esse foco no fomento de atividades econômicas, de arte e cultura”, ressaltou José Aldemir.


Cronograma
O cronograma de atividades do vestibular 2012 da UEA começa a partir do dia 6 de agosto com as solicitações de isenção de pagamento da taxa de inscrição, que podem ser requeridas até o dia 10 do mesmo mês. Já as inscrições do vestibular ocorrem entre os dias 27 de agosto e 28 setembro através do portal da instituição na internet. As provas de conhecimentos gerais e específicos estão previstas para serem aplicadas nos dias 10 e 11 de novembro.
Além do vestibular, a Universidade do Estado do Amazonas também promoverá a primeira e a segunda etapa do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). Neste caso, a aplicação do certame será dia 12 de novembro. O período de inscrições é o mesmo do vestibular normal através do portal da UEA.
Novos Cursos
Engenharia Naval (UEA-Manaus): 42 vagas;
Tecnologia em Produção Audiovisual (UEA-Manaus): 42 vagas;
Tecnologia em Biotecnologia (UEA-Manaus): 42 vagas;
Tecnologia em Gestão Ambiental (UEA-Parintins e Tefé): 104 vagas;
Tecnologia em Gestão de Turismo (UEA- Tefé): 52 vagas;
Tecnologia em Produção Pesqueira (UEA- Tefé e Itacoatiara): 104 vagas;
Tecnologia em Alimentos (UEA- Tefé e Itacoatiara): 104 vagas;
Enfermagem (UEA- Parintins): 42 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário