segunda-feira, 23 de julho de 2012

Projeto de piscicultura ajuda a recuperar detentos em Minas Gerais


                        Dando uma olhada no site do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ficamos animados com a quantidade de projetos que estão ocorrendo em todo país, projetos que visam o bem estar social, gerando emprego e renda, além da preocupação ambiental existente na construção e execução dos projetos. "E animador vê o quanto a atividade aquícola em especial a piscicultura (criação de peixes) está crescendo no Brasil, vendo o quanto e importante na produção de alimentos saudáveis a população, atendendo a demanda por peixes no mercado, haja vista que, os estoques pesqueiros naturais estão sobre explorados" disse Victor Sousa, representante discente.

Leia abaixo uma noticia curiosa, onde a criação de peixes ajuda na ressocialização de detentos.



Fonte: MPA.gov.br

Um projeto de piscicultura, que completa um ano de implantação, está ajudando a ressocialização de detentos em Minas Gerais, e a experiência tem tudo para ser replicada em outras instituições prisionais do País. No último dia 12, detentos da penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, fizeram a sua terceira despesca de tilápia, em um lago do presídio. A despesca ocorre quando os peixes atingem o crescimento ideal para o consumo.

A produção, de mais de uma tonelada, será destinada a 22 entidades beneficentes, cadastradas no Banco de Alimentos do município, conforme indicação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MG). Serão beneficiadas creches, escolas, asilos e entidades não governamentais (ONGs).

O projeto de piscicultura na penitenciária é o resultado de uma parceria entre a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura em Minas Gerais (SFPA-MG), a Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desde o início do projeto, os detentos já produziram três toneladas e seiscentos quilos de peixe. Parte da produção foi destinada aos próprios detentos. Acompanharam a despesca o superintendente federal de Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Wagner Benevides, e o analista Renato Cardoso, deste órgão. Também prestigiaram o evento a assessora de Atendimento ao Preso da SEDS, Clélia Maciel; o diretor da penitenciária David Crawford Júnior; e o coordenador do Curso de Aquacultura da Escola de Veterinária da UFMG, professor Edgar de Alencar Teixeira.

Pesquisando um pouco mais sobre essa interessante iniciativa achamos uma noticia em jornal sobre esse trabalho realizado com detentos na penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves.

Leia as imagens abaixo, clique sobre a imagens para amplia-las.




Nenhum comentário:

Postar um comentário